SHIHAN, YŪSHŪ-SHIHAN E DAI-SHIHAN

O termo Shihan pode ter significados diferentes, o que vai determinar essa diferença é a forma que é escrito ou o contexto a qual é utilizado.

 

Shihan escrito em japonês 市 販 tem possivelmente dois significados:

  1. Venda (mercado, lojas etc), tornando algo comercialmente disponível.
  2. Comercial, em cima do balcão, na prateleira ou comprado em loja.

 

Já se o termo for escrito 師範 o significado é outro:

  • Instrutor, Professor, modelo.

 

Na língua japonesa, muitas palavras, apesar de possuírem a mesma pronúncia, a escrita é o que irá determinar o significado daquela palavra (nem todos os casos são assim).

E é sobre essa segunda forma de escrita 師範 (Instrutor, Professor, modelo) que iremos abordar no texto abaixo.

Existem vários grupos, organizações e situações onde Sensei (o mais comum em ser encontrado) e Shihan, em todo caso Shihan é geralmente utilizado como professor sênior. Apesar dessa forma ser encontrada nas Artes Marciais, também são usadas em outras áreas no Japão.

Voltando para a língua japonesa, Shihan é composto de duas palavras SHI () que significa “professor”, “mestre” ou “pessoa de caráter exemplar” e HAN (), que significa “bom exemplo” . Assim, usado de modo tradicional, “Shihan” é um termo de tratamento dirigido a pessoas a quem se vê como um exemplo a ser seguido.

Cada Arte Marcial dá-se o título de Shihan de uma forma diferente da outra, por exemplo, no Aikido.

  1. Atingir o 6º Dan em Aikidō;
  2. Comprovar que está formando praticantes de Aikidō de nível internacional.

Na Bujinkan é diferente, antigamente não se sabia exatamente em que momento alguém obtinha o título de Shihan, alguns diziam que a partir do momento que você era chamado de Shihan por outros Shihan´s é que você teria o título, mas se tornou comum dentre os membros da Bujinkan quando alguém atinge o 10º Dan (Jūdan), automaticamente se torna Shihan, mas isso não é oficial.

O que é oficial é que a partir do momento que você chega a 15º Dan (Jūgodan) você é um Shihan, mas é comum dentro da Bujinkan esse título ser usado à partir do 10º Dan.

Agora que entendemos um pouco melhor o termo Shihan, fica mais simples explicar sobre os outros dois termos.

Criado pelo Sōke Hatsumi, os termos Yūshū-Shihan (優秀師範) e Dai-Shihan (大師範).
Diferente do termo Shihan, esses dois tem uma regra clara a ser seguida.

Para conseguir um desses títulos é importante que o Shihan tenha atingido o 15º Dan, após isso cabe ao Sōke determinar se você merece um novo título além de Shihan.

Yūshū-Shihan (優秀師範) – Traduzido como importante Shihan.

O termo Yūshū significa superioridade, excelência.

Hoje vários Shihan em todo o mundo possuem o título de YūshūShihan.

Dai-Shihan (大師範) – Grande Mestre, Grande Instrutor Sênior.

Como já foi explicado acima, o significado de uma palavra normalmente é dado pela sua escrita ou no contexto a qual ela for usada, no caso acima, DAI () significa grande.
Então um Shihan com título de Dai-Shihan é alguém de muita importância dentro da Bujinkan. Atualmente “novos Shihan´s” (10º Dan – 14º Dan) são alunos diretos de YūshūShihan´s ou Dai-Shihan´s, até pouco tempo, apenas os Shihan´s japoneses possuíam o título de Dai-Shihan, hoje possuímos alguns dai Dai-Shihan´s ocidentais.

Agora que tivemos uma compreensão do termo Dai e do significado dele junto ao termo Shihan, qual sua importância dentro da Bujinkan? O que o torna tão diferente do YūshūShihan?

A função do Dai-Shihan na Bujinkan não é meramente um título a mais.

Um Dai-Shihan tem como propósito “defender” a Bujinkan e o modo como ela é conduzida, cabe a ele manter vivo o Budō (caminho marcial) ensinado por Takamatsu Sensei, para Hatsumi Sensei e para a posteridade.

Cada Dai-Shihan possui sua metodologia de ensino e a forma como enxerga o Budō a sua maneira. Mas todos eles se esforçam para aprender e seguir o Budō ensinado por Hatsumi, segundo relato dos próprios Dai-Shihan´s, é muito difícil entender e seguir o Budō de Hatsumi Sensei, por estar em um nível muito acima do deles, por isso, todo ano eles visitam Hatsumi para treinar, entender melhor e se aproximar daquilo que Hatsumi considera importante para alguém crescer dentro da Bujinkan e como artista marcial.

       

Leave A Comment

CATEGORIAS DE ARTIGOS

 

CONTATO

 

Telefone:
Galleni Junior: (11) 98131-9560 WhatsApp
e-mail:
junior@bujinkansp.com

Dias e Horários das Aulas:
Terças e Quintas: Das 20:00 às 22:00
Sábados: Das 16:00 às 18:30
(Página no Facebook)

Endereço:
Rua Joana Angélica, 135
Bairro Barcelona – São Caetano do Sul – SP

INSTAGRAM

 

FACEBOOK

 

PUBLICIDADE

 

GANHE BITCOINS
WhatsApp

error: Conteúdo Protegido!!! Achou que ia ser fácil roubar de um site de Ninja?!