AS 9 ESCOLAS

Dentro da Bujinkan, são nove as escolas que a compõem. A explicação que Hatsumi Sensei dá é a seguinte: “Cada uma das escolas que praticamos se especializam em distintas áreas de combate. Praticamos nove, porque uma seria limitada, e veríamos as coisas de um só lado, o qual nos converteria em guerreiros incompletos”. Das 9 Antigas Escolas de Tradições Marciais (Ryūha), 3 escolas são puramente Ninja, 3 escolas são de Artes Marciais Antigas e 3 escolas são puramente Samurai, apesar de todas possuírem tradição Ninja.

A ordem em que estão postas as escolas, é a ordem de antiguidade de cada uma.
O estilo Togakure é o mais antigo e do qual se acrescentou e uniu com o tempo à prática de outras escolas, incluindo escolas Samurais, como o estilo Kukishinden Ryū.

As nove escolas são as seguintes:

  • Togakure Ryū Ninpō Taijustu Happō Hiken
    Fundada por Daisuke Togakure.
  • Gyokko Ryū Kosshi Jutsu Happō Hiken
    Fundada por Hakuunsai Tozawa.
  • Kukishinden Ryū Taijutsu Happō Hiken
    Fundada por Izumo Kanja Yoshiteru.
  • Shinden Fudō Ryū Daken Taijutsu Happō Hiken
    Fundada por Izumo Kanja Yoshiteru.
  • Kotō Ryū Koppō Jutsu Happō Hiken
    Fundada por Sandayū Momochi.
  • Gikan Ryū Koppō Jutsu Happō Hiken
    Fundada por Sonyu Hangan Gikambo (Senhor de Kawachi).
  • Takagi Yoshin Ryū Jū Taijutsu Happō Hiken
    Fundada por Oriuemon Shingenobu Takagi.
  • Kumogakure Ryū Ninpō Taijutsu Happō Hiken
    Fundada por Heinaizaemon Ienaga Iga, que adotou o nome de Kumogakure Hoshi.
  • Gyokushin Ryū Ninpō Taijutsu Happō Hiken
    Fundada no século XV por Sasaki Orouemon Akiyari. Gyokushin é conhecida pelo uso de Nagenawa.

Nos Dōjō´s do Japão é muito difícil ver em alguma prática algum dos estilos de Ninpō.
São reservados e escondidos e raramente alguém consegue ter contato com eles.
As práticas de Dōjō se limitam ao Taijutsu que inclui Jū Taijutsu, Daken Taijutsu e Koppō Jutsu. O Ninpō, ou “técnica de resistência”, abrange áreas muito variadas entre as quais está a estratégia de guerra, sobrevivência, psicologia e todas aquelas ramificações que contém a arte da guerra. O combate noturno, a meditação, a mimetização, o uso dos elementos são tão só partes do Ninpō, partes que ainda não se deixam ver bem, mas que são por sua vez a parte mais rica do Ninjutsu.

Informação Histórica

戸隠流忍法 TOGAKURE RYŪ NINPŌ HAPPŌ HIKEN (NINJUTSU)

Togakure Ryū = Escola da Porta Oculta.

戸 To/Ko
= Porta estilo japonesa.
隠 Kakushi/In/On = Escondido, coberto, oculto.
流 Ryū = Estilo, método, escola, fluxo.

 

歴史 Rekishi (História)

O termo “porta oculta” de Togakure poderia ser interpretado como o ato de espionar, porém, o nome tem referência ao local em que foi desenvolvida a tradição. O fundador da escola também usou o nome do vilarejo Togakure, hoje conhecido como Togakushi.

A origem de Togakure Ryū Ninpō, de acordo com o Denshō (transmissão escrita), tem o mesmo percurso da escola Gyokko Ryū Kosshi Jutsu até a Era de Ohō (1161-1162), quando Daisuke Nishina nasceu em Shishū, sudeste de Togakure (atual Togakushi Mura). Filho de Yukihiro Nishina, um Samurai de alta posição a serviço do senhor Minamoto Yoshinaka, se vê envolvido em um ambiente marcial que vivia seu pai e sua família.

A aldeia de Togakure fica próxima de um templo Budista Enryakuji, no Monte Hiezan, conhecido por ser o berço do ramo de Budismo esotérico Tendai. Daisuke entrou para o templo e passou pelo treinamento, aprendendo as disciplinas do Shugendō, apesar de não existir relatos que mencionem isso nos registros de Togakure Ryū Ninpō.
Daisuke participou de uma dura batalha no ano de 1180 (Guerra de GenpeiMinamotoTaira), durante a qual foi ferido e pode testemunhar a morte do Shogun Yoshinaka.
Anos antes, durante a Era de Hōgen (1156-1159), Shima Kosanta Minamoto No Kanesada, aos 16 anos de idade, alistou-se nas tropas de Minamoto Yoshinaka, que se juntou ao exército de um poderoso clã da província de Ise, eles lutaram com 3.000 cavaleiros do exército de Fujiwara Hidehira na batalha conhecida como Hōgen No Ran. Shima ficou gravemente ferido e foi salvo por Kagakure Dōshi, que fugiram para as montanhas de Iga. É dito que ele recebeu o treinamento de Kagakure em Artes Marciais, como também de Ninpō. Nos anos posteriores ele foi intitulado como o 2º Sōke de Togakure Ryū Ninpō.

O 3º Sōke de Togakure foi Goro Togakure, que é conhecido como sendo a pessoa que oficialmente formou o clã Togakure em um sistema organizado de Ninjutsu ainda ensinado hoje.

As famílias Ninja de Iga cresceram e tornaram-se uma grande parte da história do exército do Japão. Emprestando o seu apoio a Ieyasu Tokugawa, eles puderam ajudar no estabelecimento do Shogunato Tokugawa e foram recrutados para muitos postos do governo, inclusive Keisatsu (polícia), Yojinbō (guarda-costas) e Kanja (espiões).
Durante o início do período Edo (1600) a tradição foi ensinada ao clã Hattori, para os Ninjas e Samurais do domínio de Kishū/Kii, localizado ao sul de Iga.
Posteriormente, a tradição chegou ao ramo principal de Togakure Ryū, a família Toda, que levou a liderança até o último integrante da família que carregou o sobrenome Toda, Shinryuken Masamitsu Toda.

O 32º Sōke, Shinryuken Masamitsu Toda, era o instrutor principal de Kobushō (escola de instrução do exército). Foi escolhido por Matsuhira Norimasa, membro do conselho de anciões do Shogun. O Kobushō foi estabelecido em fevereiro de 1855. Shinryuken Masamitsu Toda partiu do Kobushō para a região de Kinki/Kansai e nunca mais teve posições oficiais.

Shinryuken Masamitsu Toda era avô materno de um jovem, que mais tarde foi um respeitado mestre e considerado o último Ninja do Japão, Toshitsugu Takamatsu. Ele recebeu a tradição de Togakure e mais outras de seu avô. Nos últimos 15 anos de sua vida, transmitiu a tradição para Masaaki Hatsumi, que se tornou o 34º Sōke (sucessor) de Togakure Ryū.

 

Características Técnicas (Os três segredos desta escola):

  1. Senban Shuriken: Estrela em formato quadrado de quatro pontas, exclusiva desta Ryū.
  2. Shukō: Peça de metal de quatro garfos que se colocava na mão e se agarrava na munheca com uma peça de couro. Se utilizava para escalar e, em muitas ocasiões, como defesa diante a ataque com espada.
  3. Shindake: Tubo de bambu de pequenas dimensões usado para respirar quando o praticante se ocultava debaixo da superfície da água.

Na prática do Ninpō Taijutsu, os ataques se dirigiam principalmente aos olhos, ouvidos e genitais.

 

Principais Ensinamentos:

  • A violência deve ser evitada. Ninpō é Bujutsu.
  • Se deve usar a espada somente para conseguir a paz, proteger o país, a família e a natureza.

Essa é a escola com maior número de Sōke das 9 escolas (Ryūha) da Bujinkan. É um dos sistemas mais completos de luta, que cobre todos os aspectos do combate, possui métodos secretos e armas ocultas.

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

… 玉虎 Yo Gyokko / Cho Gyokko 618 – 907
… 異匀 Ikai (Cho Buren) 1056
… 牙門道士 Gamon Doshi Jiryaku 1065 – 1068
… 牙竜道士 Garyu Doshi Shoho 1074 – 1076
… Unryu Doshi Shoho 1074 – 1076
… 八竜入道 Hachiryu Nyudo Yasukioeicho 1096
… 戸沢白雲斎 Tozawa Hakuunsai Heiji 1159
… Ise Saburo Yoshimoro Heiji 1159
01. 戸隠大助 Togakure (Nishina), Daisuke Oho 1161
02. 志摩小三太源兼定 Minamoto No Kanesada, Shima Kosanta 1180
03. 戸隠五郎 Togakure, Goro 1200
04. 戸隠小三太 Togakure, Kosanta ?
05. 甲賀鬼三太 Koga, Kosanta ?
06. 金子友春 Kaneko, Tomoharu ?
07. 戸隠龍法 Togakure, Ryuho ?
08. 戸隠岳雲 Togakure, Gakuun ?
09. 木戸小石 Kido, Koseki ?
10. 伊賀天龍 Iga, Tenryu ?
11. 上野利平 Ueno, Rihei ?
12. 上野千里 Ueno, Senri ?
13. 上野万二郎 Ueno, Manjiro ?
14. 飯塚三郎 Iizuka, Saburo ?
15. 沢田五郎 Sawada, Goro ?
16. 大猿一平 Ozaru, Ippei ?
17. 十又八郎 Kimata, Hachiro ?
18. 片岡平座衛門 Kataoka, Heizaemon ?
19. 森宇源太 Mori, Ugenta ?
20. 戸田五兵衛 Toda, Gobei ?
21. 神戸青雲 Kobe, Seiun ?
22. 百地幸兵衛 Momochi, Kobei ?
23. 戸張典善 Tobari, Tenzen ?
24. 戸田盛柳信綱 Toda, Nobutsuna Seiryu Kwanyei 1624 – 1644
25. 戸田不動信近 Toda, Nobuchika Fudo Manji 1658 – 1681
26. 戸田観五郎信安 Toda, Kangoro Nobuyasu Tenna 1681 – 1704
27. 戸田英三郎信正 Toda, Eisaburo Nobumasa Hoye 1704 – 1711
28. 戸田新兵衛正近 Toda, Shinbei Masachika Shotoku 1711 – 1736
29. 戸田新五郎正良 Toda, Shingoro Masayoshi Genbun 1736 – 1764
30. 戸田大五郎近秀 Toda, Daigoro Chikahide Meiwa 1764 – 1804
31. 戸田大三郎近繁 Toda, Daisaburo Chikashige Bunkwa 1804 – ?
32. 戸田真竜軒正光 Toda, Shinryuken Masamitsu 1824 – 1909
33. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu, Toshitsugu Uoh 1887 – 1972
34. 初見良昭 Hatsumi, Masaaki (Yoshiaki) 1972 – …

雲隠流忍法 KUMOGAKURE RYŪ NINPŌ (NINJUTSU)

Kumogakure Ryū = Escola que se Esconde nas Nuvens.

雲 Kumo = Nuvem.
隠 Gakure/Kakushi = Oculto, escondido.
流 Ryū = Estilo, escola, fluxo.

 

歴史 Rekishi (História)

Kumogakure Ryū Ninjutsu foi fundada em meados dos anos 1500 por Iga Heinaizaemon No Jō Ienaga que foi dito ter mudado seu nome para Kumogakure Hoshi. Pode ter se originado como uma escola de pensamento baseada na não violência. Diz-se que a frase “Shikin Haramitsu Daikōmyō” vem desta Ryū e reflete tanto as atitudes Budistas quanto Xintoístas.

O Taijutsu de Kumogakure Ryū Ninjutsu é muito semelhante ao de Togakure Ryū Ninjutsu. Kumogakure Ryū pode ter sido criado pela família Toda (também de Togakure Ryū) em 1600, como uma escola de Ninjutsu de pensamento centrando-o nas técnicas do lado não violento do Ninpō (a Togakure Ryū ensina que a violência deve ser evitada).

O Ninja de Kumogakure Ryū entrava em combate usando mangas blindadas (Tekko de ferro) para se protegerem. Outra característica interessante do Ryū foi a máscara demônio, por vezes usada por membros do sistema. Kikaku Ken (“cabeça do chifre do demônio”) dá origem a uma outra teoria da máscara demônio.

Uma das armas especiais do estilo é o Kamayari, ou lança foice/gancho. Usado em combate contra espadachins, os ganchos foram usados para desviar e prender as lâminas. Foi também utilizado para prender oponentes a partir de cima.

O Denshō de Kumogakure Ryū menciona um ninja chamado Sarutobi Sasuke, que usou o Kamayari quando saltando de árvore em árvore, prendendo-o nos galhos.

Outra especialidade de Kumogakure Ryū Ninjutsu envolve treinamento de sobrevivência e ser capaz de acender fogueiras em todas as condições. Iga Heinaizaemon teve um filho, Kami Hattori Heitaro Koreyuki, que era o antepassado de Hattori Hanzo, o famoso Ninja.

 

Características Técnicas:

O Taijutsu é muito similar e utilizado pelos guerreiros da Togakure Ryū. Esta escola possui algumas armas características como é o Ippon Sugi Noburi, que consiste em um tubo de metal de 25cm de largura, com três filas de espinhos no exterior e uma corrente sobre a metade com um gancho metálico em cada extremidade. Outra das armas utilizadas era o Kamayari, uma lança com gancho.

A característica fundamental do combate sem armas desta escola era que seus praticantes saltavam durante o combate e usavam golpes e bloqueios duplos. Nas guerras, estes guerreiros habitualmente usavam proteção de braço. Isto explica que, durante os combates, eles usavam os antebraços em muitas ocasiões para bater e se defender.

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

01. Iga Heinaizaemon No Jō Ienaga 1532 – 1554
02. Toda Sagenta Nobufusa ?
03. Toda Gohei Nobunaga ?
04. Toda Noriyoshi ?
05. Toda Seiryu Nobutsuna 1624 – 1644
06. Toda Fudo Nobuchika 1658 – 1681
07. Toda Kangoro Nobuyasu 1681 – 1704
08. Toda Eisaburo Nobumasa 1704 – 1711
09. Toda Shingoro Masayoshi 1736 – 1764
10. Toda Daigoro Chikahide 1764 – 1804
11. Toda Daisaburo Chikashige 1804 – 1818
12. Toda Shinryuken Masamitsu 1824 – 1909
13. Tamakatsu Toshitsugu Uoh 1887 – 1972
14. Hatsumi Masaaki 1972 – …

玉心流忍法 GYOKUSHIN RYŪ NINPŌ (NINJUTSU)

Gyokushin Ryū = Escola da Jóia do Coração.

玉 Gyoku/Tama = Jóia, bola, esfera, pérola.
心 Shin = Coração, espírito, mente.
流 Ryū = Estilo, método, escola, fluxo.

 

歴史 Rekishi (História)

Seu fundador foi Sasaki Goemon Teruyoshi (ou Sasaki Orouemon Akiyari). Sabe-se que também foi estudante da Gyokko Ryu Kosshi Jutsu e é possível que as técnicas de Kosshi Jutsu da Gyokushin Ryū Ninjutsu sejam baseadas na Gyokko Ryū.

O filho de Sasaki Goemon, Sasaki Gendayu, foi contratado pelo Daimyō de Kishu, e foi pago 200 Koku por ano (um Koku era o suficiente para alimentar um homem durante um ano), este foi posteriormente aumentado para 400 Koku por ano. É possível que ele, assim como seu pai, eram altamente qualificados na Gyokko Ryū Kosshi Jutsu.

A Gyokushin Ryū Ninjutsu foi ensinada secretamente aos feudos de Kishu e Takeda e isso ocorreu por volta do ano de 1600, entrando então em contato com a Togakure Ryū Ninjutsu e com a família Toda. As circunstâncias na qual passou a sucessão a família Toda não se sabe ao certo, porém, foi a partir de Toda Nobutsuna que algumas informações sobre esta escola passaram a ser conhecidas.

Sua característica principal desta escola está nas estratégias e métodos de espionagem do que no combate corpo a corpo. Contudo, seu Ninpō Taijutsu se destaca pelas projeções em Sutemi (sacrifício), em buscar o Kuzushi (desequilíbrio) do atacante e abrir completamente a parte superior levantando os braços de Uke, então realiza um ataque explosivo e devastador com o Kihaku (poder interior) golpeando repetidamente o tórax, o que também se considera parte do estilo de Koppō Jutsu. Suas especialidades em armas são Kusari Fundō, Kenjutsu, Iai Jutsu. Sendo mais conhecida pelo nível superior de Nagenawa (laço de corda).

 

Características Técnicas:

As projeções Sutemi (com sacrifício do próprio equilíbrio) parecem ser a principal característica técnica desta escola. Realmente é uma das grandes desconhecidas no Ocidente. Este sistema se concentra mais nos aspectos estratégicos e táticos do Ninpō.

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

01. Sasaki Goemon Teruyoshi ?
02. Sasaki Gendayu Sadayasu ?
03. Desconhecido ?
04. Desconhecido ?
05. Desconhecido ?
06. Desconhecido ?
07. Desconhecido ?
08. Desconhecido ?
09. Desconhecido ?
10. Desconhecido ?
11. Toda Seiryu Nobutsuna 1624 – 1644
12. Toda Fudo Nobuchika 1644 – 1681
13. Toda Kangoro Nobuyasu 1681 – 1704
14. Toda Eisaburo Nobumasa 1704 – 1711
15. Toda Shinbei Masachika 1711 – 1736
16. Toda Shingoro Masayoshi 1736 – 1764
17. Toda Daigoro Chikahide 1764 – 1804
18. Toda Daisaburo Chikashige 1804
19. Toda Shinryuken Masamitsu 1824 – 1909
20. Takamatsu Toshitsugu Uoh 1887 – 1972
21. Hatsumi Masaaki 1972 – …

玉虎流骨指術 GYOKKO RYŪ KOSSHI JUTSU (BUJUTSU)

Gyokko Ryū = Escola do Tigre de Diamante.

玉 Gyoku/Tama = Jóia, bola, esfera, pérola.
虎 Ko/Tora = Tigre.
流 Ryū = Estilo, método, escola, fluxo.

A junção de Gyoku + Ko por regra gramatical japonesa (連濁 Rendaku) é lida como Gyokko. Regra essa que se deve retirar a última letra (vogal) da primeira palavra e duplicar a primeira letra (consoante) da segunda palavra.

No Japão, o Tigre simboliza invencibilidade, poder. É um símbolo particularmente popular no Japão simbolizando também paixão, ferocidade, sensualidade, velocidade e beleza. O animal também é conhecido por sua crueldade e ira. De acordo com a tradição japonesa quando se vê um tigre no sonho, denota a vinda de um novo poder no seu caminho.

O símbolo do tigre foi usado para muitos propósitos diferentes na tradição japonesa. Por exemplo, como um símbolo para repelir o mal ou também representando as qualidades destrutivas do mal. Além disso, é determinado como um presente para os recém casados, como também, para crianças que alcançam a idade de puberdade.

Se acredita que as pessoas nascidas no ano do tigre são emotivas, sensíveis e amorosas. Ao mesmo tempo são consideradas teimosas e mesmo centradas.

Com isso, podemos interpretar o nome da escola Gyokko de várias maneiras:

O Tigre de Diamante, Tigre valioso, Tigre de pérola, Tigre adornado com jóias (representando seu valor), Jóia do Tigre ou Esfera do Tigre (representando seus olhos).

 

歴史 Rekishi (História)

Gyokko Ryū é a escola que, assim como Kotō Ryū, foi um dos sistemas de combate mais utilizados pelos Ninjas de Iga e foi desenvolvida baseada no Kenpō chinês. As técnicas originais dessa Ryū foram levadas da China para o Japão, durante a dinastia Tang, por dois monges chineses: Cho Gyokko e Yo Gyokko. Eles viajaram para Japão fugindo da  China que estava em guerra, levando com eles os fundamentos desta escola.

Existe uma lenda que diz que Yo Gyokko conseguiu derrotar vários guerreiros enviados por um idoso de estranha aparência que queria Yo morto devido à reputação que este tinha como guerreiro. Utilizando o Kosshi Jutsu (ataque a centros nervosos por meio de golpe ou pressão com os dedos), Yo matou mais de 14 monges guerreiros e derrotou o idoso.

Uma das armas desta escola foi desenvolvida por Hachiryu Nyudo para desviar os cortes, sendo aperfeiçoada depois por Tozawa Hakuunsai. A arma consiste numa combinação curiosa de adaga reta afiada nos dois lados, da qual sai uma lâmina em forma de gancho, afiada na parte curva interior e fixada no cabo por uma longa corda e na outra extremidade está fixado um grosso anel metálico. Esta arma é conhecida pelo nome de “Kyoketsu Shoge”, que significa “Correr livre no meio de montanhas e vales”. A corda foi gradualmente substituída por uma corrente e o anel por um peso de ferro, A lâmina em forma de gancho foi também substituída por uma Kama (foice) de diferentes tamanhos. Dando origem ao nascimento da Kusari Gama.

O sistema foi mantido vivo durante varias épocas pela família Suzuki. No século XVI passou para a família Sakagami, onde Sakagami Taro Kunishige reorganizou e nomeou como Gyokko Ryū Shitō Jutsu. Sakagami Taro Kunishige foi Sōke desde 1532 até 1555. O seguinte Sōke foi Sakagami Kotaro Masahida, que morreu em combate, passando o título para Sougyoku Kan Ritsushi (também chamado Gyokkan Ritsushi). Ele renomeou a Ryū como o conhecemos atualmente, Gyokko Ryū Kosshi Jutsu.

Mais tarde a Ryū passou para Momochi Sandayū, da família Momochi à família Toda até chegar a Toshitsugu Takamatsu. Foi devido as atividades das famílias Toda e Momochi na província de Iga que as escolas Kotō Ryū e Gyokko Ryū chegaram a formar parte da tradição local do Ninjutsu. Durante o século XVI, a Gyokko Ryū deu origem ao nascimento de várias escolas como a Gyokushin Ryū, Hon Tai Gyokushin Ryū, Izumo Ryū e Gikan Ryū. Todas elas fundadas por guerreiros que estudaram com Sogyokkan Ritsushi Sōke, em 1532.

Momochi Sandayū foi o primeiro membro da família Momochi que chegou ser Sōke da Gyokko Ryū e da Kotō Ryū. Ele é conhecido no Japão como um dos maiores Ninjas da história.

Oda Nobuo (filho do general Oda Nobunaga e inimigo das famílias Ninja) invadiu a província de Iga no dia 3 de novembro de 1581 com 46.000 homens que possuíam a maior coleção de mosquetes do Japão. Essa batalha ficou conhecida como “Tenshō Iga No Ran” (A rebelião de Iga na era Tenshō). As famílias Ninja e Samurai que residiam na zona só tinham um exército de 4.000 homens no total, muitos dos quais foram massacrados. Aqueles que sobreviveram fugiram para diferentes zonas do Japão, isto deu lugar à maior expansão da rede Ninja pelo Japão. Muito mais do que se tinha expandido antes.

As crônicas guerreiras da época dizem que Momochi lutou com bravura. É possível que tenha sido morto durante ou depois da batalha. Porém sabe-se que Sandayū possuía vários castelos: os castelos de Ryūgo, Hojiro e Yamato. Em cada um destes castelos é conhecido por ter tido uma pessoa diferente como proprietário, cada um com suas respetivas famílias. É possível que ele tenha fugido para um destes castelos assumindo uma identidade diferente até a sua morte. O seu túmulo foi localizado em 1960 nas colinas de Nabari, há 23km de Iga Ueno. Duas das suas casas ainda estão de pé, mas a terceira fortificação, conhecida como Takiguchi-Jo, situada nas colinas perto de Iga Ueno, foi destruída por Nobunaga.

Um dos descendentes de Sandayū recolheu todas as relíquias Ninja da família, incluindo os pergaminhos e as armas, e vendeu aos museus. Um dos últimos membros da família Toda foi Toshitsugu Takamatsu. Seu tio Toda Shinryuken Masamitsu, 26° Sôke, era descendente direto de Tozawa Hakuunsai. Enquanto treinava com seu tio, Takamatsu Sensei aprendeu que o mais importante era o Kihon Happō. Estas técnicas básicas são os alicerces do Ninjutsu moderno. São as técnicas básicas dos dois primeiros níveis de treino: Uke Gata e Torite Kihon Gata.

 

Características Técnicas

Toda Shinryuken Masamitsu ensinou a Takamatsu Sensei que o mais importante é o estudo do Kihon Happō, já que segundo ele essa é a base de todas as artes marciais. Isto significa que o Kihon Happō abrange quase todos os métodos efetivos em combate real como bloqueios, golpes de punhos, chutes, técnicas para partir ossos, projeções e luxações. As especialidades dessa Ryū incluem o Kosshi Jutsu (ataques contra músculos e pontos de pressão) e Shitō Jutsu (golpes utilizando os polegares e os dedos). Algo típico da Gyokko Ryū são os poderosos bloqueios com os antebraços e o Sabaki Gata, fazendo perder o equilíbrio do oponente.
Através do Gokui (ensinamentos secretos) essa Ryū ensina o Sanshin No Kata, que ajuda a desenvolver uma estrutura filosófica que permite ao praticante “estar em harmonia perante a presença do inimigo”, “nunca desafiante e sim com um sorriso nos lábios”, “nunca fazendo um gesto agressivo”. Isto também desenvolve a tática da distância. Seus ensinamentos dizem: “se a batalha é inevitável não deixe o atacante se aproximar” ou “se está decidido a se aproximar, derrube-o com técnicas contundentes”.
Outras estratégias incluíam Kurai Dori e Shinshin Shingan (desenvolver a mente e os olhos de Deus), Gyokko Ryū Kuden (ensinamentos transmitidos verbalmente), como Bushi Go Kokoro Wo Motte Totoshi No Nasu (O coração de um guerreiro é valioso e essencial) e Kuden Hisso Ho (A vitória se consegue por meio do Kyohen No Jutsu).
Assim, vemos que os métodos de Gyokko Ryū estão baseados no Kosshi Jutsu (ataques as partes moles do corpo) e que a estratégia difere muito do Koppō Jutsu da escola Kotō Ryū, que concentra o seu ataque na estrutura óssea do corpo. Enquanto que em Kotō Ryū nos movemos por dentro e por fora para entrar em ângulos retos, em Gyokko Ryū nos movemos mais lateralmente ou ao redor do ataque para encontrar os pontos Kyushō. O poder dos contra-ataques de Gyokko Ryū não é gerado só com os músculos, mas também de uma forma muito importante, com o quadril e a coluna vertebral. Isso nota-se muito, por exemplo, na maneira de bloquear, que é muito potente para quebrar o equilíbrio do oponente e logo entrar para atingir os pontos fracos do corpo.

Em Gyokko Ryū os movimentos são feitos quase sem Kamae. As técnicas são muito destrutivas, efetivas e contundentes. Trabalham-se muito os saltos, saltando e atacando ao mesmo tempo, mas mantendo a posição. Uma das armas corporais mais utilizadas nesta Ryū são os dedos e as unhas. Foi assim que esta escola recebeu antigamente o nome Shitō Jutsu, que significa “técnicas com os dedos” (pontas / articulações dos dedos), destacando-se o ataque mais comum desta escola: Shitō Ken ou Bōshi Ken (golpe com o dedo polegar), quase sempre dirigido aos músculos ou centros nervosos.

O uso dos polegares é muito importante em Gyokko Ryū e por isso encontra-se nos 3 principais Kamae: Ichimonji No Kamae, Hichō No Kamae e Jūmonji No Kamae. Outros Kamae característicos desta escola são: Shoshin No Kamae, Dōko No Kamae, Shizen No Kamae, Hira Ichimonji No Kamae e Hanin No Kamae (ou Hane No Kamae).

No aspeto técnico, Gyokko Ryū e Kotō Ryū complementam-se na perfeição e juntas formam um completo sistema de combate que foi amplamente utilizado pelos Ninjas da época, pois juntos abrangem praticamente todas as variações possíveis em combate.

 

Principais ensinamentos:

  • O coração do guerreiro é importante e formoso.
  • Há que destruir o poder do adversário, porém não sua vida.
  • Os vícios dissipam a efetividade.
  • Não ensinar a outros sem a permissão do mestre.

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

… 玉虎 Yo Gyokkō / Cho Gyokkō 618 – 907
… 異匀 Ikai (Cho Buren) 1056
… 牙門道士 Gamon Doshi ?
… 牙竜道士 Garyu Doshi ?
… 八竜入道 Hachiryu Nyudo ?
01. 戸沢白雲斎 Tozawa Hakūnsai Hogen 1156
02. 戸沢庄助 Tozawa Shosuke Oho 1161 – 1162
03. 鈴木三郎重義 Suzuki Saburo Shigeyoshi Joan 1171 – 1180
04. 鈴木五兵衛光貞 Suzuki Gobei Mitsusada ?
05. 鈴木小二郎光久 Suzuki Kojiro Mitsuhisa ?
… 戸沢宗雲 Tozawa Soun Sho O 1288
06. 戸沢入道源会 Tozawa Nyudo Geneai ?
07. 八門兵雲 Yamon Hyoun ?
08. 加藤滝白雲 Kato Ryū Hakūn Oei 1394
09. 坂上五郎勝重 Sakagami Goro Katsushige Tenbun 1532
10. 坂上太郎国重 Sakagami Taro Kunishige Tenbun 1532
11. 坂上小太郎源正秀 Sakagami Kotaro Masahide Tenbun 1532
12. 僧玉観律師 Sogyokkan Ritsushi Tenbun 1532
13. 戸田左京一心斎 Toda Sakyo Ishinsai Tenbun 1532
14. 百地三太夫 Momochi Sandayu I Tenbun 1532
15. 百地三太夫 二代 Momochi Sandayu II Tensho 1573
16. 百地丹波泰光 Momochi Tanba Yasumitsu Bunroku 1595
17. 百地太郎左衛門 Momochi Taro Saemon Genna 1615
… … [4 Gerações!?*] …
18. 戸田盛柳信綱 Toda Seiryu Nobutsuna Kwanyei 1624
19. 戸田不動信近 Toda Fudo Nobuchika Manji 1658
20. 戸田観五郎信安 Toda Kangoro Nobuyasu Tenna 1681
21. 戸田英三郎信正 Toda Eisaburo Nobumasa Hoyei 1704
22. 戸田新兵衛正近 Toda Shinbei Masachika Shotoku 1711
23. 戸田新五郎正良 Toda Shingoro Masayoshi Genbun 1736
24. 戸田大五郎近秀 Toda Daigoro Chikahide Meiwa 1764
25. 戸田大三郎近繁 Toda Daisaburo Chikashige Bunkwa 1804
26. 戸田真竜軒正光 Toda Shinryuken Masamitsu 1824 – 1909
27. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu Toshitsugu Uoh 1887 – 1972
28. 初見良昭 Hatsumi Masaaki 1972 – …

* Não se sabe por que houve um salto tão grande entre 1394 e 1532, enquanto não havia tantos mestres entre 1532 e 1624. Pode ser possível que as quatro gerações omitidas estiveram realmente ativas entre 1394 e 1532.

虎倒流骨法術 KOTŌ RYŪ KOPPŌ JUTSU (BUJUTSU)

Kotō Ryū = Escola do Tigre Derrotado ou Escola que Derrota o Tigre

虎 Ko/Tora = Tigre.
倒 To/Taosu = Subverter, queda, colapso, derrubar.
流 Ryū = Estilo, método, escola, fluxo.

O acento circunflexo sobre as vogais está representando o som tônico fechado da mesma. Por exemplo: Ryū é lido Ryuu ou Kotō como Kotou.

O nome da escola Kotō pode se interpretado como: “Escola do Tigre Derrotado” ou “Escola que Derrota o Tigre”.

Esta escola concentra seus ensinamentos no Koppō Jutsu, ou seja, ataque ou quebramento de ossos e articulações. Um detalhe da história antiga, essa escola foi chamada de Kotō Ryū Karatê, que significa “mãos vazias”. Esta escola também encontra suas raízes em técnicas de combate na China antiga, assim como Gyokko Ryū.

Para desenvolver-se como escola de Koppō Jutsu, encontrou a eficiência de seu sistema de luta em distâncias muito curtas (que é denominado de “Chilamaai“). Técnicas muito rápidas e diretas, buscando a potência no golpe. Ela trabalha com posturas muito altas, porém muito estáveis, todas destinadas a chegar a golpes ou ruptura de ossos e articulações, gerando técnicas fortes e poderosas que permite causar grandes danos ao adversário. O Kyushō No Kata (exercício formal, onde se aprende onde e como golpear áreas sensíveis) da Bujinkan provém desta escola.

O Toki Uchi, técnicas que consiste em pisar no pé do adversário para mantê-lo controlado, é uma característica muito própria desta escola, e muito própria no Ninjutsu da Bujinkan em geral. A luta a curta distância se torna um recurso fundamental para alcançar a vitória na batalha, é uma maneira muito eficaz de perceber e controlar o Uke e seus movimentos.

Estas duas escolas têm sido historicamente, estreitamente ligadas, tanto entre si, como com o Nijutsu em tempos muito antigos. Apesar de serem duas escolas independentes, já compartilhou alguns Sōke muito antes do mestre Hatsumi, e se desenvolveram paralelamente sendo que uma complementa a outra. Juntas foram um sistema de combate extremamente completo, que forma o fundamento da luta desarmada na Bujinkan, que foi amplamente utilizado pelos clãs Ninjas na zona de IGA. Ambas as escolas, embora não sejam exclusivamente escolas de Ninjutsu, contém ensinamentos de Ninpō em seus programas. O lendário Ninja Sandayu Momochi, foi Sōke de ambas escolas, e as lendas dizem que era conhecido como temível lutador.

Sobre esse fundamento, muitas técnicas das outras 7 escolas enriquecem seus ensinamentos a partir destas duas.

 

歴史 Rekishi (História)

A origem de Kotō Ryū é desconhecida, no entanto, foi possivelmente levada ao Japão de onde atualmente é a Koreia, por uma pessoa chamada Chan Buso. Não existem fontes de quando aconteceu exatamente, porém passou-se muitas gerações antes que o sistema fosse organizado por Sakagami Taro Kunishige. Levou mais duas gerações até que Toda Sakyo Ishinsai estruturasse formalmente Kotō Ryū Koppō Jutsu como um Ryū. Sakagami Taro Kunishige foi considerado como o 1º Sōke de Kotō Ryū, todavia Bando Kotaro Minamoto Masahide, o qual seria 2º Sōke, morreu na batalha de 1542. Ao invés de Bando se tornar o Sōke, o Ryū foi para Sougyoku Kan Ritsushi, que também era Sōke de Gyokko Ryū. A partir desse momento, Kotō Ryū passou a seguir a mesma linha familiar que Gyokko Ryū; atualmente, o Sōke de ambos os Ryū é Masaaki Hatsumi e as escolas podem ser encontradas no sistema da Bujinkan Budō Taijutsu. A diferença entre as duas era que Gyokko Ryū só era assumida por uma pessoa que se tornasse o próximo Sōke de Kotō Ryū.

O nome Kotō Ryū significa “Tigre Derrotado”, e para derrotar um tigre com os dedos, as técnicas devem ser de uma metodologia quase brutal. Koppō Jutsu portanto, quer dizer destruir a estrutura óssea do atacante. A especialidade das técnicas de Kotō Ryū é criar uma distância longa do ataque, mover-se golpeando rapidamente para frente e mover-se para fora a uma distância segura. Tal movimentação é realizada entrando com um golpe de exatamente 90 graus contra a estrutura óssea do atacante, para provocar mais danos. Para fazer isso se requer bom Timing e ritmo nos ataque defensivos, usando frequentemente Yoko Aruki (mover-se cruzando as pernas), sendo essa uma das especialidades de Kotō Ryū. Uma outra parte importante do trabalho com os pés consiste em atingir o atacante em Toki (a região superior do pé), golpeando ou pisando sobre ele, para controlar o equilíbrio do adversário.

Há de se notar também que a distância inicial deveria ser realmente grande, para que o atacante precise dar um grande passo ou vários passos para alcançar o defensor. Isso nos mostra claramente que Kotō Ryū se desenvolveu em campo de batalha ou para combates no exterior e não para o interior de casas e lugares estreitos. Em Kotō Ryū procura também olhar entre as sobrancelhas dos adversários, para que o atacante não possa ler suas intenções nos olhos. O atacante então irá crer que existe esse contato com os olhos, o qual provocará uma confusão estranha.

Outro método típico de  Kotō Ryū é o uso de Metsubushi, com formas diferentes de cegar o atacante ou acertar diretamente os olhos. O Metsubushi era normalmente um pó lançado nos olhos do atacante, poderia igualmente usar reflexos de luz sobre a lâmina da espada ou de outros metais, refletindo contra os olhos para provocar incômodo. Por exemplo, ao se combater sob a chuva, um praticante de Kotō Ryū permaneceria em Mangetsu No Kamae (similar a Hōko No Kamae com a espada na mão direita) e com a água sobre Hi (lâmina da espada) jogava-se a água nos olhos do inimigo, antes que este efetuasse o corte.

Devido ao caráter duro das técnicas de Kotō Ryū, se requer muita disciplina de treinamento para tornar o corpo resistente. Toshitsugu Takamatsu (o Sōke anterior) começou seu treinamento de Kotō Ryū quando tinha 9 anos e foi considerado um mestre em Kotō Ryū no momento que chegou aos 13 anos. Em sua biografia conta-se que possuía os dedos das mãos e dos pés fortes por golpear pedras e cascalhos até que os dedos e as unhas começassem a sangrar.

Shako Ken (mão em garra) é um dos ataques usados em Kotō Ryū. Há uma história de Takamatsu, que em 1960, foi chamado por um repórter da Tokyo Sport Newspaper chamado Koizume Shizuo, para que, literalmente perfurasse a casca de uma árvore utilizando o Shako Ken.

Kotō Ryū também tem uma forma pouco usual de utilizar a espada. Sendo uma das poucas escolas que, algumas vezes, inverte a pegada da espada, mantendo a mão esquerda próxima a Tsuká. Isso permite múltiplas formas de segurar a espada, cruzando-se as mãos por exemplo, para confundir totalmente o atacante, convencendo-o de que o praticante de Kotō Ryū era um oponente amador e muito fácil de se vencer.

Tecnicamente Gyokko Ryū complementa perfeitamente Kotō Ryū e juntas constituem um sistema de combate. Também deve-se ter consciência que ambos Ryū têm seus próprios métodos, técnicas e movimentações, porém juntas envolvem praticamente todas as situações possíveis.

Se buscarmos na história poderemos ver que muitos Ninjas famosos estudaram ambos os Ryū: Kotō Ryū e Gyokko Ryū. Um dos Ninjas mais conhecidos foi Sandayū Momochi, era o único dos chefes do povo de Ryūgo Sanbonmatsu, e um dos defensores contra a invasão de Oda Nobunaga em 1581. Ele foi Sōke de ambos Ryū. Um dos estudantes de Sandayū Momochi foi Ishikawa Goemon, que chegou a ser conhecido e aclamado como o Robin Hood japonês. Goemon ficou conhecido também por tentar assassinar Hideyoshi Toyotomi, no entanto foi capturado e fervido no óleo. Algumas fontes dizem que ele conseguiu escapar, mas o Shogunato nunca revelou tal fato, mesmo assim, deve ser considerado como um fato relativamente incrível.

 

Características:

  • Estilo criado no século 16, levado da China ou Japão por Chan Busho.
  • Foi organizado por Sakagami Taro Kunishige.
  • Utiliza distâncias curtas, métodos diretos e rápidos para impactar as articulações.
  • Especialista em Koppō Jutsu (ataque/quebramento ósseo).
  • Utiliza seu próprio Ken Jutsu (combate com espadas).
  • Utiliza Mutō Dori (defesa frente a oponentes armados).

 

Características Técnicas:

Utilização de curtas distâncias. Técnicas diretas e rápidas mas concentradas nos métodos de golpear. Durante a luta se mira as sobrancelhas do inimigo, tentando um branco nos olhos para evitar que os movimentos possam ser detectados telepaticamente. Deslocamentos cruzando as pernas e técnicas que se pisa o pé do adversário. Na antiguidade, o treinamento começava golpeando sobre areia, pedras e movendo grandes rochas, como método de condicionamento das mãos para o combate. É preciso saber que o punho é a concentração do corpo, a mente e o espírito.

 

Principais ensinamentos:

  • Os olhos são tudo.

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

01. Sakagami Taro Kunishige 1532
02. Sakagami Bando Minamoto Masahide 1532
03. Sogyokkan Ritsushi 1532
04. Toda Sakyo Ishinsai 1532
05. Momochi Sandayu I 1532
06. Momochi Sandayu II 1573
07. Momochi Tanba Yasumitsu 1595
08. Momochi Taro Saemon 1615
09. Toda Seiryu Nobutsuna 1624
10. Toda Fudo Nobuchika 1658
11. Toda Kangoro Nobuyasu 1681
12. Toda Eisaburo Nobumasa 1704
13. Toda Shingoro Masayoshi 1711
14. Toda Daigoro Masayoshi 1736
15. Toda Daisaburo Chikashige 1804
16. Toda Shinryuken Masamitsu 1824 – 1908
17. Takamatsu Toshitsugu Uoh 1887 – 1972
18. Hatsumi Masaaki 1972 – …

義鑑流骨法術 GIKAN RYŪ KOPPŌ JUTSU (BUJUTSU)

Gikan Ryū = Escola da Verdade, Lealdade e Justiça.

義 Gi/Yoshi = Justiça, retidão.
鑑 Kan = Modelo exemplar, protótipo, aprender.
流 Ryū = Estilo, escola, fluxo.

 

歴史 Rekishi (História)

Gikan Ryū Koppō Jutsu foi fundada por Uryū Hangan Gikanbo (1558 – 1570) que foi Daimyō (senhor feudal) de Kawachi No Kuni.

Dizia-se que Uryū teria um punho tão poderoso que este teria quebrado a lâmina de uma espada em duas partes. Ele também foi mestre de Hichō Jutsu e Senban Nage.

O 10º Sōke Uryū Gikan havia participado da batalha que hoje se conhece como “Tenchigumi No Ran”, onde recebeu um disparo no braço e continuando lutando somente com um dos braços, se refugiou em um templo.

Neste templo, ele foi encontrado por Ishitani Takeoi Masatsugu da escola Kukishin Ryū, que o auxiliou e o ajudou a escapar para Iga. Com isso, uma nova amizade havia nascido, então a Ishitani lhe foi ensinado a Gikan Ryū Koppō Jutsu e quando alcançou o nível requerido, Uryū lhe entregou o Menkyō Kaiden, tornando-o no seguinte Sōke de Gikan Ryū Koppō Jutsu, adicionando assim, esta linhagem a outras das que ele já possuía como Sōke. E estas eram Kukishinden Ryū e Takagi Yōshin Ryū.

Logo, Ishitani Takeoi Masatsugu transmitiu Gikan Ryū a Ishitani Matsutaro Takekage e este, aos 61 anos de idade na Era Meiji, ensinou esta e as outras escolas a Toshitsugu Takamatsu.

Posteriormente Takamatsu Sensei, transmitiu a tradição da Gikan Ryū a seu melhor amigo e estudante Fumio Akimoto tornando-o o 14º Sōke desta escola, ele também já era Sōke de Shoken Ryū Daken Taijutsu de sua linhagem familiar, porém este morreu prematuramente ao redor do ano de 1962 sem haver deixado um sucessor, pelo qual o Ryū retornou novamente a Takamatsu Sensei que logo passou a Gikan Ryū para Masaaki Hatsumi, tal como está indicado no Bugei Ryūha Daijiten (Grande Enciclopédia das Artes de Guerra do Japão).

A escola Gikan Ryū Koppō Jutsu deriva-se de um estilo de Kosshi Jutsu que foi introduzido por Sasaki Orouemon Akiyari, que também haviam técnicas de Koppō Jutsu.

Nesta escola se observam técnicas com difíceis posições corporais as quais são muito baixas e com os pés apontando quase em direções opostas, o qual faz pensar que os Kamae´s de Gikan Ryū estão desequilibrados, porém somente quando os praticamos a fundo, descobrimos um equilíbrio perfeito.

Este estilo também foi criado para campos de batalha e tal, qual o método de Kotō Ryū, busca destruir a coluna do oponente. Seu princípio moral é: “Bufu Ni Sente Nashi” “Deste lado não virá o primeiro ataque”.

 

Características Técnicas:
Esta escola ensina chutes especiais, ataques de punho e projeções. Se caracteriza pelo uso dinâmico de trabalho com os pés.

 

Principais Ensinamentos:

  • O primeiro golpe não vem deste lado.

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

01. Uryū Hangan Gikanbo 1558 – 1570
02. Uryū Yoshimitsu 1573 – 1592
03. Uryū Yoshimori 1624 – 1644
04. Uryū Yoshichika 1661 – 1673
05. Uryū Yoshitaka 1688 – 1704
06. Uryū Yoshihide 1751 – 1764
07. Uryū Yoshimori 1789 – 1800
08. Uryū Yoshiaki 1830 – 1844
09. Uryū Yoshiyasu 1861 – 1868
10. Uryū Gikan 1865 – 1868
11. Ishitani Takeoi Masatsugu 1905
12. Ishitani Matsutaro Takekage 1911
13. Takamatsu Toshitsugu Uoh 1887 – 1972
14. Akimoto Fumio 1962
15. Hatsumi Masaaki 1972 – …

高木揚心流柔體術 TAKAGI YŌSHIN RYŪ JŪ TAIJUTSU (SAMURAI)

Takagi Yōshin Ryū = Escola da Árvore Alta e do Coração Elevado.

高 Taka = Alto.
木 Ki/Moku = Árvore.
揚 Yō = Claro, limpo, polido, nobre, elevado.
心 Shin = Coração, espírito, mente.
流 Ryū = Estilo, escola, fluxo.

Nesse, caso a escola leva o nome do fundador 高木折右衛門重信 Takagi Oriuemon Shigenobu.

 

歴史 Rekishi (História)

A história da escola Takagi Yoshin Ryū Jū Taijutsu começa no período do 13º ano da Era Eiroku (1570), quando o monge Budista da família Abe chamado Unryū (“Dragão das Nuvens”), desenvolveu métodos para Taijutsu, Bō Jutsu e Shuriken Jutsu.

No 2º ano da Era Shōhō (1645), Takagi Oriuemon Shigenobu, também chamado Umon, quando jovem, foi o segundo filho da família Inatobi, que serviu Katakura Kojūro, Senhor do castelo Shiraishi em Mutsu No Kuni, adicionou métodos de aderência do Sumō para completar um sistema de Jū Taijutsu e que deu origem a 12 formas de Taijutsu Omote, vinte e quatro formas de Taijutsu Ura e 12 formas de Sabaki. Nessa época era chamada Takagi Ryū.

No 11º ano da Era Kanbun (1671), Takagi Umanosuke propagou amplamente a arte como Takagi Yōshin Ryū Jū Taijutsu, Bō Jutsu, Naginata Jutsu e Teppan Tōjutsu.

Durante a Era Tenpō, no final do Shogunato Tokugawa (por volta do ano de 1841), Yagi Ikugorō Hisayoshi (13º Sōke de Takagi Yōshin Ryū Jū Taijutsu), um Samurai aposentado do Castelo de Akō (Prefeitura de Hyōgo), abriu um Dōjō de Takagi Yōshin Ryū em Akashi. Ele deu Menkyō Kaiden a 3 dos melhores alunos dele, que em seguida, deram origem a Seitōha Fujita Takagi Yōshin Ryū, Ishibashi Takagi Ryū e Ishitani Takagi Yoshin Ryū.

A próxima geração de Fujita foi Mizuta Yoshitaro Tadafusa, Ishibashi não teve seguidores e Ishitani entregou a próxima geração a seu filho Ishitani Matsutaro Takakage. Matsutaro foi ensinado e recebeu Menkyō Kaiden também de Kukishin Ryū e Shinden Tatara Ryū de Akiyama Yotaro. De 1903 a 1911 (últimos anos da Era Meiji), Toshitsugu Takamatsu Sensei foi ensinado e adquiriu a próxima geração de ambos Sensei Ishitani Matsutaro e Mizuta Yoshitaro.

No 34º ano da Era Shōwa (1959), Hatsumi Sensei recebeu de Takamatsu Sensei o Mizuta Den Takagi Yōshin Ryū. Essa tradição teve grande influência de duas conhecidas escolas, Take No Uchi Ryū Jū Jutsu e Kukishin Ryū.

Hatsumi Sensei também recebeu Menkyō Kaiden em Hontai Takagi Yōshin Ryū Ishitani Den de Ueno Takashi.

 

Resumo:

Em 1569, durante a Era Yeiroku (1568-1579), na região de Yama Funagata, em Miyagi, viveu um guerreiro da montanha (Yamabushi) da família Abe chamado Unryū (“Dragão das Nuvens”). O Bugei Ryūha Daijiten lhe dá o nome de Sounryū. Ele era um especialista em Shuriken, Bō Jutsu, Yari, Naginata e Taijutsu do “Rinpō Amatsu Tatara Makimono Hiden”. O Denshō (“pergaminho”) Amatsu Tatara foi mantido por Abe, Nakatomi, Otomo e as famílias Monobe. A família de Takamatsu Sensei também possuiu uma cópia, através de sua relação de sangue com a família Kuki.

Unryū ensinou Sukesada Ito, um famoso artista marcial de seu tempo (“meados do século XVI”). Ele era um samurai de Katakura Kojuro, da província de Fukushima. Ele acrescentou Hanbō, Kenjutsu e Kodachi aos ensinamentos de Unryū e ensinou à Takagi Oriuemon Shigenobu (“um jovem Samurai Dohan Tohoku Shiroichi, em Oku, norte do Japão”) as técnicas que mais tarde se tornariam Takagi Yōshin Ryū Jū Taijutsu. Este recebeu o Menkyō Kaiden quando ele tinha apenas 20 anos de idade. Em 15 de agosto de 1695, foi nomeado Shihan de 6 diferentes escolas marciais da guarda imperial, pelo Imperador Higashiyama.

Takagi Oriuemon Shigenobu revisou, ampliou e aprimorou as técnicas que aprendeu com Sukesada Ito, e colocou juntos no que veio a se chamar Takagi Yōshin Ryū a “Escola da Árvore Alta e Coração Elevado” ou “Escola do Coração do Salgueiro”. O estilo foi chamado de muitas coisas ao longo de sua história, incluindo Jū Taijutsu, Jū Jutsu e Daken Taijutsu. Foi fortemente influenciado por Takenouchi Ryū Jū Jutsu, e Kukishin Ryū.

No século 17, o Sōke de Takagi Yōshin Ryū, Takagi Gennoshin Hideshige e o Sōke de Kukishin Ryū, Okuni Kihei Shigenobu, travaram um duelo amistoso e se tornaram amigos íntimos. Os estilos trocaram ensinamentos e se reestruturaram e, a partir disso, seguiram sua história próximos.

 

Características Técnicas:

Evita que o oponente possa escapar girando. Isto é talvez porque o estilo foi desenvolvido em interiores. As técnicas são aplicadas a distância curta, desde que se realizam projeções, luxações, estrangulamentos, evitando sempre que o oponente escape.

Esta escola é famosa na Bujinkan como a “Escola de Guarda-Costas”, com técnicas de Jū Jutsu rápidas e eficazes, e Daishō Sabaki (Jū Jutsu utilizando o Daishō) especializado em espaços pequenos, como corredores. Também utiliza de armas longas como Rōkushaku Bō e Yari nestes espaço restritos. Praticantes da Takagi Yōshin Ryū utilizam seus conhecimentos de Kyushō e Taijutsu para mover o protegido. A especialidade desta escola é o Jū Taijutsu, técnicas eficazes e rápidas de projeções, imobilizações, chaves e estrangulamentos. Este estilo utiliza também técnicas de fuga. 

Suas técnicas de torções e arremesso tem como características movimentos “Otoshi“, que impedem o adversário de escapar com rolamentos. Essa característica tem a ver com eliminar o mais rápido possível, pois está se pensando em proteger alguém por causa dos espaços restritos que a atividade de guarda-costas geralmente acontecia (dentro de castelos, especialmente).

As técnicas de Jū Taijutsu são realizadas a grande velocidade e tomando o equilíbrio do inimigo.

Segundo explica Hatsumi Sensei, os joelhos devem estar de maneira relaxada porque é ali onde começa o movimento para logo usar todo o movimento das costas, esta força é gerada desde uma vértebra só que se encontra na área lombar.

Durante a técnica tentamos sustentar o adversário e tomar seu equilíbrio de maneira tal que seu corpo não caia, para logo no momento justo levá-lo diretamente para baixo. Para isto é importante perceber o peso e a densidade corporal. Como esta técnica foi desenvolvida em espaços fechados, Dōjō´s pequenos e nos corredores dos castelos, não tem projeções espetaculares. As mesmas são realizadas baixando um joelho junto com o peso do corpo e complicar o mais possível a a fuga do adversário com um rolamento. Este Ryū é muito efetivo a curta distância e em suas técnicas se faz presente e com ênfase nos golpes na garganta, seja por Atemi ou por estrangulamento. Também se caracteriza por golpear e bloquear duas vezes no mesmo Kyushō, além de muitas técnicas serem realizadas desde a posição de Suwari Gata. Existe um movimento de Mutō Dori conhecido como Rensa Sankaku (três formas de cravar), que é realizado em defesa contra adversários armados com Kataná´s. Este Ryū foi uma escola de guarda-costas como consequência do Jū Jutsu real para a defesa contra ataques com armas ou sem elas.

A um nível de detalhe na Bujinkan quando somos segurados pela lapela, Takagi Yōshin Ryū Jū Taijutsu ensina a segurar a palma por baixo da mão do adversário e o polegar é usado para enfraquecer o agarre. Também é usada a telepatia para antecipar os movimentos do inimigo.

Quando o inimigo é derrubado, aplica-se pressão em 2 ou 3 pontos sensíveis ao mesmo tempo, para responder rápido frente a ataques de outros inimigos.

Devido a Takagi Yōshin Ryū Jū Taijutsu ser uma escola utilizada por guarda-costas dos senhores feudais, poderia se pensar que teve muita evolução dentro dos castelos daquela época. Há que saber que nos antigos castelos se deveria ingressar sem armas longas, por outro lado, as armas curtas eram permitidas. Daqui é possível que tenham evoluído as técnicas onde Uke usa o Shotō como arma. Alguns destes conceitos podem ser encontrados no Daishō Sabaki Gata de Takagi Yōshin Ryū.

Os 40 pontos vitais encontrados neste Ryū são conhecidos com o nome de Kirigami Yurushi. Na verdade, o trabalho com os pontos vitais está ligado à percepção em se obter o resultado que precisamos. O Fudō Ken é chamado de Nyō Ken.

 

Principais Ensinamentos:

  • Um ramo é flexível, mas uma árvore alta é quebradiça.

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

… Abe Unryū Yeiroku 1568 – 1579
… Itō Kii-no-kami (Morisada or Sukesada) ?
01. 高木折右衛門重俊 Takagi Oriemon Shigenobu 1625 ou 1635 – 1711
02. 高木馬の輔重貞 Takagi Umanosuke Shigesada 1655 – 1746
03. 高木源之進英重 Takagi Gennoshin Hideshige 1702
04. 大国鬼平重信 Ōkuni Kihei Shigenobu Genroku 1688
05. 大国八九郎伸俊 Ōkuni Yakuburō Nobutoshi ?
06. 大国太郎太夫忠信 Ōkuni Tarodayu Tadanobu ?
07. 大国鬼兵衛良貞 Ōkuni Kihei (Kihyō) Yoshisada ?
08. 大国与左衛門良貞 Ōkuni Yozaemon Yoshisada ?
09. 中山甚内定秀 Nakayama Jinnai Sadahide ?
10. 大国武左衛門英信 Ōkuni Takezaemon Hidenobu ?
11. 中山嘉衛門定賢 Nakayama Kaemon Sadasaka ?
12. 大国鎌治英俊 Ōkuni Kamaharu Hidetoshi ?
13. 八木幾五郎久喜 Yagi Ikugorō Hisayashi Tenpo 1830 – 1844
14. 藤田藤五郎久吉 Fujita Fujigorō Hisayoshi ?
15. 水田芳太郎忠房 Mizuta Yoshitarō Tadafusa ?
16. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu Toshitsugu Uoh 1887 – 1972
17. 初見良昭 Hatsumi Masaaki 1972 – …

神伝不動流打拳体術 SHINDEN FUDŌ RYŪ DAKEN TAIJUTSU (SAMURAI)

Shinden Fudō Ryū = Escola do Coração Imutável.

神 Shin/Jin/Kami = Deus, mente, alma.
伝 Den/Tsute = transmissão, informação, comunicação, lenda, tradição.
不 Fu = negação, não.
動 Dō/Ugoku = movimento, mudança, mexer, tremor.
流 Ryū = Estilo, método, escola, fluxo.

Este termo coração imutável está relacionado à capacidade do guerreiro em manter seu corpo, espírito e mente inabalável.

 

歴史 Rekishi (História)

O 11º Sōke de Kishin Chōsui Ryū, Urabe Sukune Kanesada, estudou uma forma de Chuan Fa/Kenpō chinês de um guerreiro chinês que fugiu durante a dinastia de Tang na China e escapou para o Japão.

Urabe ensinou este Kenpō a Sonjinshi Yoshihide que em troca acrescentou isto ao Chōsui Ryū e foi conhecido como Dakentaijutsu. Em 1349 na Era de Shōhei, com o nome mudado para Izumo Kanja Yoshihide/Yoshiteru, (nome adquirido de sua cidade natal Izumo), é citado como introdutor da tradição de Shinden Fudō Ryū.

O 2º Sōke, Minamoto Hachiman Shichirō Tamenari, é citado como sendo o fundador oficial. Em algum ponto de sua vida ele fugiu para Iga, possivelmente pelo fato de estar no lado perdedor de uma batalha.

Shinryūken Masamitsu Toda, o 24º Sōke, foi um Samurai e mestre de Bikenshin Ryū. Ele também foi um instrutor de espada para o Shogunato Tokugawa. Ele era o avô de Takamatsu Sensei e operou um Dōjō que teve uma placa sobre a porta que leu: “Shinden Fudō Ryū Dakentai Jutsu”. Este foi a primeira tradição que Takamatsu Sensei aprendeu de Toda Sensei.

O 9º Sōke Kaneko Jinsuke Yoshikiyo e o 10° Sōke Tajima Genkuro Nariyoshi viveram durante os períodos de Shōhei (1346-1370) e Genchū (1384). Estes dois períodos foram determinados nomes da Corte sulista, quando o Japão foi dividido em dois membros da família real. Cada um se classificou como Imperador do Japão, e como resultado, aconteceram grandes batalhas entre as Cortes do Norte e Sul. Com o resultado destes fatos, muitos dos guerreiros ganharam fama e muitas escolas surgiram baseado nas habilidades que eles tinham adquirido no campo de batalha.

O 16º Sōke Abe Muga viveu durante a era de Kamakura (1185–1333) e veio da família Rokujō que era um ramo do clã de Minamoto (Genji). Sua mãe, Otowa Hime, era do clã Abe, que eram proprietária dos Makimono de Amatsu Tatara conhecidos como Amatsu Tatara Rinpō Hiden.

Shinryūken Toda era avô materno do jovem Toshitsugu Takamatsu. Ele começou a ensinar Takamatsu com apenas 9 anos de idade. Com 13 anos, após 4 anos de treinamento, Takamatsu recebeu sua 1º tradição de seu avô, tornando 25º Sōke de Shinden Fudō Ryū.

Nos últimos 15 anos de sua vida, Takamatsu Sensei transmitiu a tradição ao atual Sōke (sucessor) Masaaki Hatsumi.

Shinden Fudō Ryū tem dois estilos de Taijutsu. Estes são chamados Daken Taijutsu e Jū Taijutsu. Em Daken Taijutsu existem Kamae formal e a utilização de postura natural é enfatizado, enquanto no Jū Taijutsu existem 5 Kamae.

Shinden Fudō Ryū Juken Taijutsu inclui: Jū Taijutsu, Daken Taijutsu, Iainuki, Sōjutsu, Bō Jutsu, Naginata Jutsu, Hōjō Jutsu (o uso de cordas para aprisionar), Ono (grande Machado), Ō-Tsuchi (martelo grande).

Não deve-se utilizar a força e sim, um Taijutsu natural, descartando qualquer movimento forçado. Deve-se procurar sempre o Kukan (espaço) para criar o Kuzushi (desequilíbrio).

Ao sofrer uma tentativa de projeção ou uma projeção efetiva deve-se evitar cair ao chão de qualquer jeito, especialmente ao ir armados com Daishō (espada comprida e curta), procurando sempre cair de pé.

Tanto no Kumi Uchi, como no resto das técnicas, deve-se manter sempre uma mão livre, para controlar e usar as armas próprias e as armas do inimigo.

O trabalho com a Kataná também é diferente e natural, podendo segurá-la de qualquer maneira, mesmo com a mão esquerda por diante da direita. A Kataná de Shinden Fudō Ryū é mais comprida do que as Kataná´s tradicionais, tanto a lâmina (maior que 110 cm.) como a Tsuká (maior que 30 cm). A Tsuká é utilizada para torção, estrangular, etc. É muito utilizado o conceito de Iainuki (desembainhe e corte rápido) e também o trabalho com a Kataná sem desembainhar totalmente.

Nas projeções tenta-se mais do que lançar ao inimigo, afundá-lo aos nossos pés.
O típico chute desta escola é o Take Ori Geri, chamado assim devido ao seu treinamento, que consiste em chutar os talos de bambu enquanto se caminha. É muito importante treinar na natureza e utilizar os elementos naturais para fortalecer o corpo.

Regras de Shinden Fudō Ryū que constam no Denshō, a seguir:

  1. Conheça a sabedoria de ser paciente durante os períodos de inatividade.
  2. Escolha o caminho da justiça para o curso de sua vida.
  3. Não permita que seu coração seja controlado pelas exigências da ganância, desejos, ou dependência.
  4. A tristeza, a dor, e o ressentimento são emoções naturais a ser encontrados na vida. Portanto, trabalhar persistentemente para cultivar um coração imutável.
  5. Mantenha em seu coração a importância do respeito e lealdade para seus pais e superiores, e volte-se para os caminhos da pena (artes literárias) e da espada (artes marciais) com determinação equilibrada.

Observar as 5 regras acima é a lei do Dōjō. Escrito no Ano Novo, Meiji 23 (1891).

Toda Shinryuken Masamitsu

O princípio secreto de Shinden Fudo Ryū é o “Princípio da Natureza”.

Os níveis de treinamento de Daken Taijutsu são:

  • Ten No Kata (8 Kata);
  • Chi No Kata (8 Kata);
  • Shizen Shikoku No Kata (12 Kata).

 

Características Técnicas:

Uma das características mais significantes é o reconhecimento do estilo natural como postura defensiva. O praticante visualiza uma postura defensiva na mente e, de forma automática, se coloca nesta posição.

 

Principais Ensinamentos:

O principal segredo da escola é o principio da natureza. Na porta do Dōjō de Toda Sensei, havia uma série de regras escritas que todo aluno devia observar:

  • Deve saber que a paciência é só um momento.
  • Deve caminhar em um caminho de rentidão.
  • Esqueça os desejos e o orgulho.
  • O arrependimento e a verdade são as regras da natureza.
  • Obtenha a paz em teu coração através da compreensão do coração imutável, do pensamento sobre o arrependimento e a verdade.
  • Concentre-se com fé, seja obediente e honrado com teus pais e converta teu caminho (de estudo e treinamento) no caminho do Bushi (guerreiro).

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

… Ikai ?
… Hogenbo Tesshin ?
… Sakabe Tendo ?
01. 出雲冠者義照 Izumo Kanja Yoshiteru Yeikyu 1113
02. 源八幡七郎為成 Minamoto Hachiman Shichirō Tamenari Genyei 1118
03. 源八郎為義 Minamoto Hachirō Tameyoshi Hogen 1156
04. 水原九郎義成 Mizuhara Kurō Yoshinari Genkyu 1204
05. 無外坊真念 Mugaibo Shinnen Tenpuku 1233
06. 大国善八郎義信 Ōkuni Zenhachirō Yoshinobu Bunyie 1264
07. 畑三郎左助康 Hata Saburō Sasukeyasu ?
08. 小谷友八郎信近 Kotani Yuhachirō Nobuchika Genko 1321
09. 金子仁助由清 Kaneko Jinsuke Yoshikiyo Shohei 1346
10. 田島源九郎成吉 Tajima Genkurō Nariyoshi Genchu 1384
11. 神門小冠者義兼 Kammon Kokanja Yoshikane Shocho 1428
12. 木村宝山 Kimura Hozan Kwansho 1460
13. 伊吹義原 Ibuki Yoshihara Bummei 1469
14. 大塚伯耆 Ōtsuka Hakushi Yeisho 1504
15. 大塚大九郎忠秀 Ōtsuka Daikurō Tadahide Taiyei 1522
16. 阿部無我 Abe Muga Tensho 1573
17. 甲賀太郎兵衛小角 Kōga Tarōbei Kyokokaku Tensho 1573
18. 片山伯久安 Katayama Hisayasu Bunroku 1592
19. 進藤運斎 Shindō Unsai Kwanyei 1624
20. 小田切藤兵衛義広 Odagiri Toyoe Yoshihiro Kwanyei 1624
21. 飯田十兵衛為義 Iida Jūbei Tameyoshi Meiwa 1764
22. 森源六正秀 Mori Genroku Masahide Bunkwa 1804
23. 豊田重兵衛光好 Toyota Jūbei Mitsuyoshi Keio 1865
24. 戸田真竜軒正光 Toda Shinryuken Masamitsu 1824 – 1909
25. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu Toshitsugu Uoh 1887 – 1972
26. 初見良昭 Hatsumi Masaaki 1972 – …

九鬼神伝八法秘剣 KUKISHINDEN RYŪ TAIJUTSU HAPPŌ HIKEN (SAMURAI)

Kukishinden Ryū = Escola dos Nove Deuses Demônios.

九 Ku/Kyū = Nove.
鬼 Ki/Oni = Demônio, fantasma.
神 Shin/Jin/Kami = Deus, mente, alma.
伝 Den/Tsute = transmissão, informação, comunicação, lenda, tradição.
流 Ryū = Estilo, escola, fluxo.

Como é relatado na história da tradição, o nome Kuki foi dado ao fundador da escola pelo imperador Godaigo. O 鬼 “Ki” pode ser pronunciado “demônio” se o caractere chinês for pronunciado do modo japonês, porém também pode ter o significado de espírito demoníaco ou Onigami, ao invés de “Oni” (demônio). “Kuki” é então de fato “Kugami“. Mas, foi usualmente pronunciado Kuki desde o período de Edo.

 

歴史 Rekishi (História)

Antes que a história da Kukishinden Ryū possa ser discutida, o histórico de sua escola primária, a Kukishin Ryū, deve primeiro ser examinado. As técnicas de Kukishin Ryū são ditas provenientes da China e as terras além da China também.

O “Kuki” (nove demônios) no nome Kukishin foi entregue diretamente a Yasushimaru Kurando pelo imperador depois de ver como ele lutou.

A Kukishinden Ryū tem suas raízes da Kukishin Ryū e há muitos ramos diferentes da Kukishinden Ryū e da Kukishin Ryū. Algumas das diferentes escolas estão listadas abaixo:

  • Kukishinden Ryū Happō Hiken Jutsu *
  • Kukishinden Ryū Happō Biken Jutsu *
  • Kukishinden Hyōhō
  • Kukishin Ryū Bō Jutsu
  • Kukishin Ryū Dakentai Jutsu
  • Hon Tai Kukishin Ryū
  • Hon Tai Kukishin Chosui Ryū
  • Tatara Shinden Ryū
  • Shinden Tatara Ryū
  • Nakatomi Hyōhō
  • Tenshin Hyōhō Kukishin Ryū

* A Kukishinden Ryū é conhecida como Happō Hiken Jutsu e Happō Biken Jutsu.

Também nos ensinamentos de Kukishinden Ryū é a capacidade de superar um adversário à uma distância, chamado Taoke No Jutsu.

Biken Jutsu é o título de um grupo formado por Kenjutsu, Kodachi e Jutte. O Jutte Jutsu é a parte mais importante do Biken Jutsu. O Jutte também tem o Tessen Jutsu (arte de usar o leque).

Esta escola se destaca especialmente pelo uso da espada. Kukishin Ryū tem uma grande arma chamada Bisentō, que é semelhante à Naginata.

Kukishinden Ryū Hanbō Jutsu é uma das formas de armas básicas que é ensinado a todos os alunos da Bujinkan. O Yari Waza (Sōjutsu) e Bō Waza (Bō Jutsu) ambos de Kukishinden Ryū e Kukishin Ryū vêm do Makimono Amatsu Tatara.

Alguns dos Denshō de Kukishinden Ryū aparecem na segunda página de cores na frente do livro sobre Bō Jutsu de Masaaki Hatsumi. Estes livros Denshō são intitulados como tal (da esquerda para a direita):

1. Kukishin Ryū Happō Biken No Jutsu 1.
2. Kukishin Ryū Happō Biken No Jutsu 2.
3. Kukishin Ryū Happō Biken No Jutsu 3.
4. Kukishin Happō Biken No Jutsu 3.
5. Hon Tai Kukishin Chosui Ryū, Kukishin Ryū Dakentai Jutsu Gokui No Maki 2.

 

Características Técnicas:

Era habitual que os guerreiros de Kukishinden Ryū utilizaram armaduras, pelo qual se podem apreciar movimentos bastante pesados em suas técnicas. Os ataques eram dirigidos principalmente às zonas onde a armadura não teria proteção alguma. Se diz que esta escola possuía um grande repertório de estranhas armas, como são o Rokushaku Bō, Kaginawa, Kusarigama, Daisharin, Bisentō, etc.

 

傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO

01. 出雲冠者義照 Izumo Kanja Yoshiteru ?
02. 出雲小四郎照信 Izumo Koshiro Terunobu ?
03. 出雲又四郎照秀 Izumo Matsushiro Teruhide ?
04. 出雲文五義照 Izumo Bungo Yoshiteru ?
05. 出雲冠者義隆 Izumo Kanja Yoshitaka ?
06. 出雲冠 者義輝 Izumo Kanja Yoshiteru ?
07. 大国鬼三太清澄 Ohkuni Kisanata Kiyosumi ?
08. 堤伯耆守律山 Tsutsumi Hakushi Mori Ritsuzan ?
09. 栗山右近源長臥房 Kuriyama Ukongen Nagafusa ?
10. 有馬河内介正義 Arima Koshinosuke Masayoshi ?
11. 大国小源太幸久 Ohkuni Kogenta Yukihisa ?
12. 木村一刀斎兼介 Kimura Ittosai Kanesuke ?
13. 有馬大助忠明 Arima Daisuke Taddaki ?
14. 風間新九郎秀近 Kazama Shinkuro Hidechika ?
15. 大国鬼平重信 Ohkuni Kihei Shigenobu Genroku 1688
16. 大戸根左近康正 Otone Sakon Yasumasa ?
17. 大戸根源八康秀 Otone Genpachi Yoshihide ?
18. 大戸根源五郎康平 Otone Gengoro Yasuhira ?
19. 淡路入道近康 Awaji Nyudo Chikayasu ?
20. 鞍馬小太郎玄進 Kurama Kotaro Genshin ?
21. 大国出 雲守重広 Ohkuni Izumo Mori Shigehiro Kokwa 1844
22. 杉野重平太兼光 Sugino Juheita Kanemitsu ?
23. 久原源十郎義種 Hisahara Genjuro Yoshitane ?
24. 久原小太郎信義 Hisahara Kotaro Nobuyoshi ?
25. 石谷武甥正次 Ishitani Takeoi Matsatsugu Morto aprox. em 1905
26. 石谷松太郎隆景 Ishitani Matsutaro Takekage Morto aprox. em 1911
27. 高松寿嗣 Takamatsu Toshitsugu 1887 – 1972
28. 初見良明 Hatsumi Masaaki 1972 – …

CONTATO

 

Telefone:
Galleni Junior: (11) 98131-9560 WhatsApp
e-mail:
junior@bujinkansp.com

Dias e Horários das Aulas:
Sábados: Das 16:00 às 18:30
(Página no Facebook)

Endereço:
Rua Ceará, 393
Bairro Fundação – São Caetano do Sul – SP
(São Caetano Esporte Clube)

INSTAGRAM

 

FACEBOOK

 

PUBLICIDADE

 

COMPRE BITCOINS
Coinext

A MAIOR EXCHANGE DE CRIPTOMOEDAS
Binance

GANHE BITCOINS
Free Bitcoin

error: Conteúdo Protegido!!!
Achou que ia ser fácil roubar de um site de Ninja?!