Diferente das demais Artes Marciais, na Bujinkan o aluno é graduado de acordo com seus resultados individuais, tais resultados não estão vinculados diretamente ao tempo. Há artes que vinculam graduação com tempo, isso não ocorre com a Bujinkan. Por isso é normal que alunos consigam uma graduação diferente no mesmo espaço de tempo. Isso ocorre porque todos praticam e vivem de formas diferentes. Não é o simples fato de treinar que a pessoa consegue graduação, mas sim por seu esforço e resultados pessoais.
Lembrando que o lema da Bujinkan é formar boas pessoas, logo, vaidade com a ostentação de graduação não é nem um pouco bem vista pela Bujinkan, assim como graduação não é vista como um troféu. Na Bujinkan, graduação não é mérito, é simplesmente um reconhecimento em uma escala organizativa que não faz pessoas melhores nem piores. Simplesmente é um sistema de organização.
Este é um desenvolvimento recente nas artes japonesas.
As artes antigas possuem níveis Shoden (baixo), Chūden (médio) e Okuden (avançado), com os ensinamentos secretos que são passados verbalmente para alguns. Nossa estrutura de níveis atual é moderna em que 級 Kyū e 段 Dan são usados, mas também é semelhante à forma antiga onde há 3 níveis gerais de treinamento e entendimento.
Os alunos começam com a faixa branca (無級 Mukyū = Sem Nível), depois de 9º a 1º Kyū, homens usam a faixa verde, mulheres usam vermelha e crianças até 12 anos usam amarela. Depois seguem 15 níveis de Dan, simbolizados pela faixa preta. Os níveis Kyū, essencialmente, são uma preparação para se tornar um aluno da Bujinkan. Você é considerado apto a começar a aprender no Shodan (1º Dan). As estrelas simbolizam cada graduação do aluno.
O nível do praticante é exibido pela cor do ワッペン Wappen (emblema), inscrito com o Kanji “Bu” (武) e “Jin” (神). Existem 5 tipos de Wappen (9º a 1º Kyū, 1º a 4º Dan, 5º a 9º Dan, 10º a 15º Dan e de Dai-Shihan), cada graduação individual é representada por 星 Hoshi (estrela) prateadas ou douradas acima do emblema Bujin, no 15º Dan usa-se 5 estrelas douradas.
- 士道師補 Shidōshi-Ho – 1º a 4º Dan: Céu (Ten)
- 士道師 Shidōshi – 5º a 9º Dan: Terra (Chi)
- 師範 Shihan – 10º a 15º Dan: Pessoa (Jin)
- 大師範 Dai-Shihan – 15º Dan com mais de 20 anos de treinamento.
- 宗家 Sōke – Herdeiro, Líder de Família, Grande Mestre.
Sensei Hatsumi resistiu por muitos anos aos pedidos de membros da Bujinkan para estabelecer um critério mensurável para os níveis, explicando que isto tende a “matar” uma verdadeira Arte Marcial, porque as pessoas tendem a focar no que elas precisam para passar de nível ao invés dos princípios básicos que possibilitam uma pessoa a agir livremente e apropriadamente na proteção da vida.
O sistema de níveis da Bujinkan é muito diferente das outras artes. Pelo fato do Sensei Hatsumi ser o Sōke (herdeiro) das 9 Ryū (escolas), ele pode reorganizar o material de treinamento e a estrutura de níveis como achar adequado. Sensei Hatsumi incentiva todos os Shihan a criarem seus próprios padrões de ensino até 4º Dan. Ele controla todas as condecorações de 5º Dan acima.
No ano de 2017, Sōke Hatsumi criou a graduação de 師範 Dai-Shihan (Grande Instrutor Mestre Exemplar), somente os 15º Dan que possuem no mínimo 20 anos de Bujinkan receberão esse título. Hatsumi Sensei quer que os Dai-Shihan trabalhem juntos e cuidem da Bujinkan, por tal motivo, desde janeiro de 2018 algumas regras mudaram e ele quer que os Dai-Shihan sejam responsáveis pela emissão da Shidōshi-Kai e das Membership.
É muito comum encontrar a grave confusão de comparar os sistemas de graduações de uma arte e outras que normalmente não tem nada em comum. No caso da Bujinkan o sistema é totalmente único e não é fácil entender, o que cria muita confusão para quem não sabe.