GRADUAÇÕES

Diferente das demais Artes Marciais, na Bujinkan o aluno é graduado de acordo com seus resultados individuais, tais resultados não estão vinculados diretamente ao tempo. Há artes que vinculam graduação com tempo, isso não ocorre com a Bujinkan. Por isso é normal que alunos consigam uma graduação diferente no mesmo espaço de tempo. Isso ocorre porque todos praticam e vivem de formas diferentes. Não é o simples fato de treinar que a pessoa consegue graduação, mas sim por seu esforço e resultados pessoais.

Lembrando que o lema da Bujinkan é formar boas pessoas, logo, vaidade com a ostentação de graduação não é nem um pouco bem vista pela Bujinkan, assim como graduação não é vista como um troféu. Na Bujinkan, graduação não é mérito, é simplesmente um reconhecimento em uma escala organizativa que não faz pessoas melhores nem piores. Simplesmente é um sistema de organização.

 

Este é um desenvolvimento recente nas artes japonesas.

As artes antigas possuem níveis Shoden (baixo), Chuden (médio) e Okuden (avançado), com os ensinamentos secretos que são passados verbalmente para alguns. Nossa estrutura de níveis atual é moderna em que 級 Kyû e  Dan são usados, mas também é semelhante à forma antiga onde há 3 níveis gerais de treinamento e entendimento.

Os alunos começam com a faixa branca (無級 Mukyû = Sem Nível), depois de 9º a 1º Kyû, homens usam a faixa verde, mulheres usam vermelha e crianças até 12 anos usam amarela. Depois seguem 15 níveis de Dan, simbolizados pela faixa preta. Os níveis Kyû, essencialmente, são uma preparação para se tornar um aluno da Bujinkan. Você é considerado apto a começar a aprender no Shodan (1º Dan). As estrelas simbolizam cada graduação do aluno.

  • 士道師補 Shidoshi-Ho – 1º a 5º Dan: Céu (Ten)
  • 士道師 Shidoshi – 6º a 9º Dan: Terra (Chi)
  • 師範 Shihan – 10º a 15º Dan: Pessoa (Jin)
  • 宗家 Sôke – Herdeiro, Líder de Família, Grande Mestre.

Sensei Hatsumi resistiu por muitos anos aos pedidos de membros da Bujinkan para estabelecer um critério mensurável para os níveis, explicando que isto tende a “matar” uma verdadeira Arte Marcial, porque as pessoas tendem a focar no que elas precisam para passar de nível ao invés dos princípios básicos que possibilitam uma pessoa a agir livremente e apropriadamente na proteção da vida.

O sistema de níveis da Bujinkan é muito diferente das outras artes. Pelo fato do Sensei Hatsumi ser o Sôke (herdeiro) das 9 Ryû (escolas), ele pode reorganizar o material de treinamento e a estrutura de níveis como achar adequado. Sensei Hatsumi incentiva todos os Shihan a criarem seus próprios padrões de ensino até 4º Dan. Ele controla todas as condecorações de 5º Dan acima.

É muito comum encontrar a grave confusão de comparar os sistemas de graduações de uma arte e outras que normalmente não tem nada em comum. No caso da Bujinkan o sistema é totalmente único e não é fácil entender, o que cria muita confusão para quem não sabe.

Os 11º ao 15º Dan foram criados por Hatsumi Sensei para um melhor aprendizado e para justificar a máxima de que o Ninjutsu é um eterno aprendizado e não existe aprendizado completo ou terminado. É um caminho para se percorrer ao longo de toda a vida, por esse motivo Hatsumi é um senhor idoso com quase 90 anos e conserva uma saúde de jovem, praticando e dando aulas até pouco tempo atrás. Hoje ele supervisiona as aulas. Com uma prática constante é possível em 5 anos atingir a graduação de 1º Dan, que no Ninjutsu significa apenas que a pessoa está pronta para o verdadeiro treinamento, da branca até o último nível da verde é só uma preparação para iniciar o verdadeiro treino. Contudo é enorme o conteúdo de estudo para se atingir o 1º Dan.

Consiste este estudo em técnicas ou formas de golpear (todo o corpo é uma arma), técnicas de agarre e projeção, rolamentos, acrobacias, resistência física, meditação, técnicas de luxação, uso de armas curtas, médias, longas e de arremesso. Ao atingir o 1º Dan o aluno vai estudar individualmente cada escola citada, até passar por todas as 9. O exame para o 5º Dan é feito no Japão, sendo recentemente liberado sua aplicação fora do Japão por alguns Shihan 15º Dan. Consiste no Sakki Test (Sakki = energia assassina).

É um teste onde o praticante ficará em Seiza No Kamae (postura sentada do Ninjutsu) de olhos fechados e o mestre aplicará um golpe com uma Shinai (espada de bambu), desta forma, o aluno deve esquivar-se no momento do golpe, sentindo o golpe através do sentimento de Sakki. Parece coisa de filme, mas qualquer estudioso em Artes Marciais ou medicina chinesa, sabe que existe uma energia interna chamada Ki pelos japoneses, Chi pelos chineses, esta energia se concentra no que os indianos chamam de Chakras (foi ao abrir os Chakras que Buda atingiu a iluminação) esta energia dá vida, move e interliga todos os seres vivos. Seu uso pode ser medicinal (Reikki) ou combativo (Chi Kung, Kiaiho, Kiai Jutsu).

O sistema de graduação da Bujinkan de Kyû e Dan é único.
As graduações de Kyû e Dan não são baseadas em um único sistema de “você precisa saber esta técnica para este Kyû ou para este Dan”, assim como não haverá grandes diferenças no nível de habilidade entre um nível Kyû, um 1º Dan e um 10º Dan, mesmo para as técnicas mais básicas. Pior ainda é um sistema de promoção baseado na frequência ou calendário de datas.
Nosso sistema de classificação é baseado em uma conexão entre o instrutor e o aluno. O instrutor deve saber quando o aluno merece a graduação e o aluno deve ser constantemente se esforçado para levantar seu nível e conhecimento para coincidir com as expectativas de seus instrutores.

É importante não tentar e perseguir a graduação ou tentar obter sua faixa preta o mais rápido possível. Não importa quanto tempo leva para receber a faixa preta ou a licença de instrutor, o que importa é a base sólida que você constrói para isto.

Abaixo está o que eu acredito que o aluno deve procurar em cada nível:

PatchKyu

Mukyû (Sem Nível, Faixa Branca) e Kyû (9º Kyû ao 1º Kyû) – Iniciantes
Neste ponto, você deve confiar em seu instrutor e apenas treinar. Você deve estar treinando forte os fundamentos, e, ao mesmo tempo que está sendo exposto a todas as técnicas e conhecimento de armas de nosso sistema. Não importa se você não consegue fazer cada pequena coisa que são mostradas à você, mas você deve desenvolver um bom entendimento da complexidade que essas técnicas são.
Este é o nível em que você começar a estabelecer a base inicial e preparação.

PatchShidoshiHo

Dan ao 4º DanTen (Céu)
Você terá recebido a faixa-preta, mas este é o nível onde o trabalho duro começa. Neste nível, você deve estar trabalhando duro para desenvolver-se tecnicamente, trabalhar todos os problemas com os seus fundamentos e ganhar um bom entendimento de todos os conceitos básicos, Katá e as armas de nosso sistema.
Este é o nível em que uma base sólida deve ser construída.

PatchShidoshi

Dan ao 9º DanChi (Terra)
Agora você vai ser um Shidoshi (nível de instrutor). Este é o nível em que você começa a refinar e polir sua técnica e habilidade, além de instruir outros. Este é o momento de evitar a tentação de “inventar a sua própria coisa”, mas para ficar experimentar os fundamentos e aplicar mais trabalho e polimento para a sua técnica enquanto você auxilia no desenvolvimento dos outros.
Este é o nível em que os limites devem ser suavizados.

PatchShihan

10º Dan ao 15º DanJin (Pessoa)
Acho que depois do 10º Dan você pode começar a experimentar, desenvolver e descobrir o que funciona para você.
Técnicas básicas e Katá devem ser quebrados, estudados e experimentados. Você deve estar desenvolvendo um senso intuitivo dentro do seu Taijutsu e permitir-se a mover-se naturalmente.
Este é o nível em que você vai polir e refinar.

Além do 15º Dan
Este nível é o onde você vai passar a maior parte do seu tempo. Eu acho que é um momento para a reflexão e para voltar e trabalhar em todas aquelas coisas que você pode ter perdido na primeira vez em torno de como você também começa a se mover além da técnica. Eu sinto que este ponto é um retorno importante para o zero. Graduação não importa mais e você pode abordar nossa Arte Marcial com uma mente de iniciante.
Este é o nível em que você se move além das técnicas visíveis.

CONTATO

 

Telefone:
Galleni Junior: (11) 98131-9560 WhatsApp
e-mail: junior@bujinkansp.com

Dias e Horários das Aulas:
Sábado: Das 16:00h às 18:30h
(Grupo no Facebook)

Endereço:
Rua Joana Angélica, 135
São Caetano do Sul - SP
(Academia Fight & Fit)
(Ver Mapa)

FACEBOOK

 

INSTAGRAM

 

PUBLICIDADE

 
Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
error: Conteúdo Protegido!!! Achou que ia ser fácil roubar de um site de Ninja?!