As aulas muitas vezes são definidas pelo grupo em que se está trabalhando, ou seja, se é um grupo avançado ou iniciante. Mas claro que isso é algo pessoal, cada instrutor tem seu método de ensino. Em nosso caso, sempre que podemos, após demonstrar algumas técnicas e deixar que os alunos trabalhem bem, gostamos de passar um outro lado da aplicação, que chamamos de Henka, que quer dizer variação. Além de saberem a execução de cada técnica corretamente, exploramos o lado criativo de cada um, pois vemos que numa situação real muitas vezes esse lado decai, principalmente numa situação de grande estresse. Claro que o conhecimento técnico é importantíssimo, mas tentamos unir a técnica tradicional com a criatividade pessoal. Com isso o aluno é colocado em uma situação onde ele será forçado a estar sempre atento não somente ao adversário, mas também ao próprio ambiente que o cerca.
As aulas podem ser divididas em basicamente 3 maneiras distintas, que são: aulas no Dōjō, Goton-Pō (aulas ao ar livre) e eventos extras.
As aulas no Dōjō são “aulas normais”, onde os praticantes aprendem técnicas básicas, intermediárias e avançadas que só são possíveis de serem realizadas em ambiente restrito.
Já o Goton-Pō – São aulas realizadas em campo aberto, ou seja, em ambientes que promovam a liberdade de movimentos e um contato maior com a natureza, remontando também os treinamentos que os antigos guerreiros tinham em ambiente externo. Além disso, são trabalhadas técnicas e estratégias utilizando ferramentas que não são possíveis de serem trabalhadas em Dōjō. Nesse treinamento pode ser visto natação, alpinismo, rapel, trabalhos com lanças, bastões longos, arremesso de lâminas, camuflagem, treinamentos para fortalecimento físico e mental, etc. São inúmeras formas.
Os eventos extras são os encontros regionais, nacionais e internacionais, onde são reunidos grupos de diversas localidades, com mestres e instrutores de alto nível, bem como participantes vindos de todas as partes do mundo. Esses eventos podem assumir diversos nomes como Taikai, Seminários ou Workshops.