SHIHAN, YŪSHŪ-SHIHAN E DAI-SHIHAN
O termo Shihan pode ter significados diferentes, o que vai determinar essa diferença é a forma que é escrito ou o contexto a qual é utilizado.
Shihan escrito em japonês 市 販 tem possivelmente dois significados:
- Venda (mercado, lojas etc), tornando algo comercialmente disponível.
- Comercial, em cima do balcão, na prateleira ou comprado em loja.
Já se o termo for escrito 師範 o significado é outro:
- Instrutor, Professor, modelo.
Na língua japonesa, muitas palavras, apesar de possuírem a mesma pronúncia, a escrita é o que irá determinar o significado daquela palavra (nem todos os casos são assim).
E é sobre essa segunda forma de escrita 師範 (Instrutor, Professor, modelo) que iremos abordar no texto abaixo.
Existem vários grupos, organizações e situações onde Sensei (o mais comum em ser encontrado) e Shihan, em todo caso Shihan é geralmente utilizado como professor sênior. Apesar dessa forma ser encontrada nas Artes Marciais, também são usadas em outras áreas no Japão.
Voltando para a língua japonesa, Shihan é composto de duas palavras SHI (師) que significa “professor”, “mestre” ou “pessoa de caráter exemplar” e HAN (範), que significa “bom exemplo” . Assim, usado de modo tradicional, “Shihan” é um termo de tratamento dirigido a pessoas a quem se vê como um exemplo a ser seguido.
Cada Arte Marcial dá-se o título de Shihan de uma forma diferente da outra, por exemplo, no Aikido.
- Atingir o 6º Dan em Aikidō;
- Comprovar que está formando praticantes de Aikidō de nível internacional.
Na Bujinkan é diferente, antigamente não se sabia exatamente em que momento alguém obtinha o título de Shihan, alguns diziam que a partir do momento que você era chamado de Shihan por outros Shihan´s é que você teria o título, mas se tornou comum dentre os membros da Bujinkan quando alguém atinge o 10º Dan (Jūdan), automaticamente se torna Shihan, mas isso não é oficial.
O que é oficial é que a partir do momento que você chega a 15º Dan (Jūgodan) você é um Shihan, mas é comum dentro da Bujinkan esse título ser usado à partir do 10º Dan.
Agora que entendemos um pouco melhor o termo Shihan, fica mais simples explicar sobre os outros dois termos.
Criado pelo Sōke Hatsumi, os termos Yūshū-Shihan (優秀師範) e Dai-Shihan (大師範).
Diferente do termo Shihan, esses dois tem uma regra clara a ser seguida.
Para conseguir um desses títulos é importante que o Shihan tenha atingido o 15º Dan, após isso cabe ao Sōke determinar se você merece um novo título além de Shihan.
Yūshū-Shihan (優秀師範) – Traduzido como importante Shihan.
O termo Yūshū significa superioridade, excelência.
Hoje vários Shihan em todo o mundo possuem o título de Yūshū–Shihan.
Dai-Shihan (大師範) – Grande Mestre, Grande Instrutor Sênior.
Como já foi explicado acima, o significado de uma palavra normalmente é dado pela sua escrita ou no contexto a qual ela for usada, no caso acima, DAI (大) significa grande.
Então um Shihan com título de Dai-Shihan é alguém de muita importância dentro da Bujinkan. Atualmente “novos Shihan´s” (10º Dan – 14º Dan) são alunos diretos de Yūshū–Shihan´s ou Dai-Shihan´s, até pouco tempo, apenas os Shihan´s japoneses possuíam o título de Dai-Shihan, hoje possuímos alguns dai Dai-Shihan´s ocidentais.
Agora que tivemos uma compreensão do termo Dai e do significado dele junto ao termo Shihan, qual sua importância dentro da Bujinkan? O que o torna tão diferente do Yūshū–Shihan?
A função do Dai-Shihan na Bujinkan não é meramente um título a mais.
Um Dai-Shihan tem como propósito “defender” a Bujinkan e o modo como ela é conduzida, cabe a ele manter vivo o Budō (caminho marcial) ensinado por Takamatsu Sensei, para Hatsumi Sensei e para a posteridade.
Cada Dai-Shihan possui sua metodologia de ensino e a forma como enxerga o Budō a sua maneira. Mas todos eles se esforçam para aprender e seguir o Budō ensinado por Hatsumi, segundo relato dos próprios Dai-Shihan´s, é muito difícil entender e seguir o Budō de Hatsumi Sensei, por estar em um nível muito acima do deles, por isso, todo ano eles visitam Hatsumi para treinar, entender melhor e se aproximar daquilo que Hatsumi considera importante para alguém crescer dentro da Bujinkan e como artista marcial.
Deixe um Comentário