REFLEXÕES – ESTUDAR OU LUTAR?
É muito comum ouvir as pessoas dizendo que “lutam” Artes Marciais e talvez seja por isso que a primeira imagem que vem na cabeça da maioria das pessoas são dois oponentes se enfrentando em um ringue ou sob o Tatami.
Acontece muito comigo, de um interessado na Arte, após assistir uma aula ou até mesmo sem assistir, fazer a seguinte pergunta:
“Vocês não lutam um com o outro?“
A resposta é:
Não. Na Bujinkan nós não lutamos, nós estudamos as técnicas, estudamos as limitações e anatomia de cada corpo, estudamos a nossa movimentação, estudamos as possibilidades, as estratégias, os pontos fortes e fracos, enfim, nós treinamos estudando. Lutar pode tornar dois colegas de treino em rivais, nossa Arte não é para formar rivais ou alimentar o ego, muito menos visa pontuações e premiações, por isso que não há competições, sem contar que nossa Arte não visa ficar trocando golpes e sim, finalizar o combate o mais rápido possível.
Nossa Arte é uma Arte de Guerra, formada em campos de batalha.
É para nos tornarmos seres humanos melhores, para preservar nossa vida, proteger a família e os mais fracos quando for necessário, é saber lidar com estratégia e inteligência em caso de situações de perigo, sendo que nem sempre é necessário lutar para vencer, pois a maior vitória é saber usar a inteligência para preservar sua vida. Isso é um dos pontos que difere as Artes Marciais da Bujinkan das Artes Marciais esportivas.
Treinar de forma firme e estudar cada detalhe buscará cada vez mais atingir a perfeição de uma técnica e assim podendo executá-la com mais eficiência.
Um exemplo mais simples é: Se você treinar um soco no saco de pancadas, depois de muito tempo você estará socando firme e com perfeição, portanto você sabe que se socar o nariz de alguém, vai quebrar ou sangrar, assim não há motivo para fazer isso para ver se realmente acontece, pois o resultado se torna óbvio.
Entende o que quero dizer?
Quando treinamos no Dōjō, devemos preservar a integridade física de nosso colega, mesmo porque, treinamos técnicas que causam graves lesões ou que podem até mesmo serem letais, por isso deve-se ter cuidado máximo.
Espero ter esclarecido essa questão.
Um grande abraço!
Bufū ikkan!
09/04/2012
Galleni Junior
Deixe um Comentário