REFLETINDO SOBRE GRADUAÇÃO (POR DUNCAN STEWART)
As graduações na Bujinkan são para o Coração.
Aqueles com o coração correto aceitarão a graduação de seu professor sem questionar.
O aluno com o sentimento de desconforto ou inadequação com sua nova graduação, deve treinar duro até que se torne digno de sua graduação. Este é o entendimento de “Sakizuke”.
Este é o modo correto de sentir quando lidamos com as graduações na Bujinkan.
Na Bujinkan, todos recebem graduação com base em “Sakizuke” (obtenção de uma graduação antes da habilidade/compreensão real ser atingida). É importante entender e não se preocupar com requisitos de graduação para alcançar uma posição mais alta.
A Bujinkan é como um organismo ao invés de uma organização. Ela está viva e muito natural. Aqueles que desejam controlar seu Dōjō através da criação de um conjunto de requisitos definidos, regras e obrigações entre outros, frequentemente vão contra o jeito natural.
Tudo que temos a fazer é confiar na maneira do Sōke de transmitir seu Budō e treinar duro para alcançar Shin Gi Tai Ichi.
Existem mais de 300 Jūgodan (15º Dan) graduados pela Bujinkan no mundo hoje. Sōke disse que nenhum deles é mestre. Suas graduações estão na “esperança” de que um dia, alguns mestres brotem deste grupo. Este é um ensinamento importante. É importante para que todos possam continuar treinando e nunca se tornem complacentes ou satisfeitos com sua suposta Posição/Graduação. A faixa é transparente no mundo real. Os ensinamentos são para retirá-lo das limitações de ganho material, recompensa e entender que o “Shugyo” (sacrifício) é a coisa mais importante. A formação nunca termina e o mestre nunca se acha um mestre. O mestre se considera sempre um estudante. Isto é o que realmente inspira. Poucas pessoas em qualquer arte marcial podem realmente tornar-se mestres. Assim, as Posições/Graduações na Bujinkan estão vivas e as pessoas passam ou não, assim como na vida. As graduações na Bujinkan estão ensinando que a vida e o Budō são uma mesma coisa. Portanto, somos encorajados a andar todos os dias com uma mente rotineira e só pensar em sempre manter-se no caminho. Isso é tudo o que importa.
Bufū Ikkan!!
Deixe um Comentário