Mensagem aos novos Shidōshi-Ho
Vou incluir abaixo alguns pontos que costumam ser dúvida da maioria.
- Ao ser graduado Shodan não significa que pode dar aulas. Significa que você é um aluno mais experiente e que está pronto a dar início ao treinamento avançado. Por isso o 1º Dan é chamado de Shodan, que significa “Grau Inicial”.
- Shidōshi-Ho significa “Assistente de Professor Mestre”.
- Para poder dar aulas, o Shidōshi-Ho deve estar sob a supervisão de seu instrutor que seja no mínimo 5º Dan e tem que ser autorizado por ele.
- É exigido do Shidōshi-Ho 2 anos de experiência auxiliando seu professor para que seja autorizado a dar aulas. Salvo algumas exceções.
- O Shidōshi-Ho só pode graduar seus alunos quando seu professor autorizar.
- Antigamente havia um Menkyo de Shidōshi-Ho, que era um certificado de autorização para dar aulas e graduar alunos. Concedia ao Shidōshi-Ho autonomia semelhante à que se tem à partir de Shidōshi. Esse certificado parou de ser emitido em meados de 2015.
- Cada graduação recebida deve vir acompanhada de mais responsabilidade e compromisso com a arte/escola/Dōjō e conduta exemplar para os menos graduados. Principalmente à partir de Shodan.
- As graduações de Dan só são oficializadas após a emissão do certificado. Se um Shidōshi-Ho que não possui certificação da graduação atual, mudar de professor, o novo professor pode optar por avaliar novamente, pois só o certificado que oficializa a graduação.
- A Bujinkan está passando por mudanças. Sōke está se aposentando e isso pode significar em futuras mudanças de regras e emissões de certificados. A primeira mudança foi o Japão parar de emitir Memberships e autorizar somente aos Dai-Shihan a emitirem, assim há uma administração melhor de credenciamento. Certificados de 1º a 4º Dan já estão sendo emitidos por Dai-Shihan e certificados de Kyū estão sendo emitidos à partir de Shidōshi, conforme a autorização do Dai-Shihan.
Essas são as dúvidas mais comuns. Espero ter esclarecido.
—
Shihan Galleni Junior
Deixe um Comentário