ENXERGANDO A REALIDADE
Em todo grupo de pessoas em nossa sociedade, assim como há pessoas boas, honestas, sinceras, verdadeiras, justas, há também as pessoas más, oportunistas, gananciosas, mentirosas, picaretas, etc… Como em todo grupo de pessoas, na Bujinkan não é diferente, infelizmente. Há muitos instrutores que são gananciosos e totalmente sem ética alguma, que vendem graduações ou que simplesmente dão graduações somente para agradar o praticante com a finalidade de “comprar aluno” para que este o represente e passe a ser seu aluno.
Em alguns Dōjō da Bujinkan há pessoas com o conhecimento sobre a reputação destes instrutores que foram correndo para para estes quando souberam como era fácil de obter graduações através deles, mesmo sendo contra seus próprios princípios.
Estes que ostentam a graduação que detêm não são artistas marciais.
O Instrutor que gradua um aluno com esta finalidade, está iludindo este aluno, que passa a acreditar que está capacitado para algo que na verdade não está. Futuramente este aluno, ao tornar-se faixa preta e começar a lecionar, este não terá a aptidão e a base necessária para instruir e assim estará ensinando incorretamente aos seus alunos, gerando assim uma geração de praticantes “perdidos” e sem base, além de poder gerar futuros instrutores sem ética, pois como eu costumo dizer: “O aluno é o reflexo de seu professor“.
Isto é péssimo para o desenvolvimento da Bujinkan. Cada graduação tem o seu tempo, quando digo tempo, não estou referindo a horas, meses ou anos e sim o tempo da pessoa, cada pessoa tem o seu tempo de aprendizado e de compreensão. Uma graduação envolve muita coisa, como qualidade técnica, compreensão, conduta, responsabilidade e muitos outros fatores.
São pouquíssimas as pessoas que podem entender o que significa treinar uma Arte Marcial e que tem um verdadeiro interesse nisto, para a maioria das pessoas é muito fácil deixar-se seduzir por graduações ou faixas coloridas, as quais não servem absolutamente para nada em situações reais.
Por isso que é muito importante um instrutor agir corretamente e com sinceridade com seus alunos, para que estes se desenvolvam corretamente e se tornem ótimos Budōka para que assim possam compartilhar o real Budō.
Nós, professores da Bujinkan, devemos fazer o nosso papel de mostrar a verdade e fazer o possível para alertar e ajudar as pessoas que tem interesse de praticar a nossa Arte Marcial a encontrar o caminho correto e verdadeiro, para que estas pessoas não sejam iludidas e enganadas por tais instrutores incorretos.
Não há como pular etapas, para chegar no alto é necessário pisar em todos os degraus.
Ninjutsu significa “Arte de Persistir”, “Arte de Perseverar”, “Arte de Suportar”, entre outros significados.
Então deve-se ter paciência e perseverança para trilhar esse caminho.
Segue abaixo a tradução dos certificados de graduação de Kyū e Dan emitidos no Japão:
CERTIFICADO DE KYŪ
CERTIFICADO DE DAN
Espero ter ajudado e ter contribuído para que a Bujinkan seja difundida da maneira correta.
“Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada.”
—
Galleni Junior – Bujinkan Shidōshi
Deixe um Comentário