O QUE É NINPŌ

Ninpō é um grupo de tradições marciais relacionadas, que foram desenvolvidas no Japão desde o período antigo (anterior ao século XII), e que foram combinadas no período moderno, sob um amplo sistema marcial. Este sistema inclui as 18 áreas de habilidade marcial (Bugei Juhappan) para o Bushi comum (guerreiro) e um outro grupo de 18 tipos não-convencionais de habilidades marciais (Ninja Juhakkei) para operações especiais de guerra. Outro componente do Ninpō, em adição a essas 36 áreas de estudo marcial, é a visão de mundo, pensamento e filosofia e práticas exotéricas únicas. Esta visão de mundo dá ênfase à natureza defensiva do Ninpō e à necessidade de se ter compaixão no coração.

O termo “Ninpō” é formado por dois caracteres. O primeiro, “Nin“, literalmente significa paciência, perseverança e furtividade. Ele próprio é composto por outros dois caracteres, tendo uma lâmina sobre o coração/mente. Existem vários significados simbólicos para isso. Um é que a lâmina força o coração/mente a permanecer furtivo de modo a perseverar. Um outro significado é que o coração/mente deve ser tão afiado e puro quando a espada.
O segundo caractere, “Pō” (ou “Hō“), é filosoficamente mais complicado, por isso mais difícil de compreender, e tem uma forte conotação budista. No japonês moderno, este caractere é usado para a palavra “Lei” (como em sistema legal), mas no termo “Ninpō“, leva o significado budista de Lei Universal. Em sânscrito, a palavra Dharma tem um significado profundo e complexo, mas essencialmente significa “fatores da existência” em um nível, “realidade definitiva” em outro nível e “pensamento e doutrinas budistas” em um outro nível.
O resultado de combiná-lo com o primeiro caractere “Nin” produz o termo “Ninpō“, que pode ser entendido como a “definitiva e eterna realidade da perseverança e furtividade”. Entretanto, não se deve rigidamente definir ou interpretar o Ninpō de um determinado modo, e sim entender a sua profundidade e de seus vários significados.

BUSHIDÔ E NINPÔ

Bushidô é um termo largamente utilizado, porém pouco entendido, que é geralmente traduzido como o “Código dos Samurais“. Ele se relaciona com o nosso estudo do Ninpô e deve ser compreendido. Você pode tê-lo ouvido nos populares filmes de Artes Marciais, ou o lido em revistas. Um outro meio mais correto de traduzi-lo é o “Caminho do Guerreiro”. Muitas pessoas tem algum vago senso do que isso supostamente significou para os guerreiros japoneses. Um senso de honra, servindo ao senhor de todas as formas até o fim; honestidade e lealdade, etc. Embora essas interpretações soem muito boas, não são bastante acuradas. Este tipo de opinião vem do ponto-de-vista Ocidental (mesmo embora ele possa ser o de alguns japoneses!). As pessoas dizem isso porque dá uma aparência quase sagrada ao guerreiro, tanto Samurai quanto Ninja, e elas querem se identificar com esse tipo de guerreiro “idealizado”.

As pessoas que lhe levariam a acreditar nisso não estudaram o Budô real, ou Artes da Guerra. É muito difícil, quase impossível, entender a verdadeira sensação do modo de vida do guerreiro a partir de Artes Marciais de competição. De fato, poucos homens podem rapidamente responder a questão “Qual é o Caminho?”. Estudando uma Arte como o Ninjutsu, é possível enxergar mais profundamente dentro desses tipos de filosofia. O Caminho, simplesmente afirmado, é a morte. Nada mais. Isso significa que, se existe uma escolha a ser feita entre viver e morrer, o guerreiro escolhe a morte. Isso foi muito bem escrito no Hagakure, a Bíblia do Guerreiro, do século XVII.

Está escrito que o guerreiro deve manter a morte na sua mente sempre, desde o momento em que acorda até o momento de dormir. Esses códigos estritos também incluem severos preceitos tais como “Não tenha nenhuma preferência em nada“, “Não deseje uma casa e família” e “Não goste de nada“. Entretanto, o Ninja não necessariamente adotava essa visão rígida. Nós dizemos “Mantenha a morte na sua mente” basicamente de uma maneira mais pragmática: não existe tal coisa como surpresa para o Ninja.

Hatsumi Sensei, de fato, disse que não era tolerado ao Ninja permitir que ele fosse morto. Suas missões para conseguir informações eram tão vitais, que lhes era exigido fazer absolutamente o que fosse necessário para retornar com elas. Uma forma de olhar para esse modo de pensar a partir de uma perspectiva moderna é que, se você se permite ser morto, você não será então capaz de proteger sua família, provê-la ou criar seus filhos. Então, agora, nós vemos uma visão maior do Ninjutsu: treinar para permanecer vivo.

Mas então de novo… não esqueça o Caminho do Guerreiro. Se você deve arriscar sua vida para salvar sua família, então eu espero que você não hesite.

       

Deixe um Comentário

ASSUNTO

 

POINT MERCADO PAGO

 

POINT MINI

 
Compre por aqui e ganhe um desconto.

MINI CHIP

 
Compre por aqui e ganhe um desconto.

POINT PRO

 
Compre por aqui e ganhe um desconto.

Facebook

 

Publicidade

 

Invista em criptomoedas na maior corretora do mundo!

Endereço

 

Rua Pedro José Lorenzini, 320
Centro
São Caetano do Sul – SP
(ver mapa)

Dias e Horários das Aulas:
Sábados: Das 16:30 às 18:00

068377
Visitantes Hoje : 245
Visitantes Ontem : 277
Esse Mês : 804
Esse Ano : 43255
Seu IP : 18.217.10.200
pt_BR
Menu
Social