ICHI-GO ICHI-E
一期一会
ICHI GO ICHI E
Seu significado literal é “uma vez, um encontro”. Geralmente é traduzido como: “somente esta vez, nunca mais” ou “chance única na vida”. São apenas 4 caracteres que transmitem o conceito de transitoriedade do zen budismo de uma forma bastante simples e profunda: Os encontros na vida são únicos.
Ichi-Go Ichi-E está ligado ao Zen Budismo e ao conceito de impermanência. O termo é particularmente associado com a cerimônia do chá japonesa e geralmente é desenhado em pergaminhos pendurados na sala de chá. No contexto da cerimônia, Ichi-Go Ichi-E lembra os participantes que cada encontro é único.
O termo também é bastante utilizado no Budô. Costuma ser usado para alertar os estudantes que se tornam desleixados ou frequentemente param as técnicas no meio para “tentar de novo”, em vez de prosseguir apesar do erro. Numa situação de vida ou morte, não há possibilidade de “tentar de novo”. Mesmo que as técnicas sejam executadas várias vezes no Dojô, cada vez deve ser vista como um evento singular e decisivo.
Também devemos aplicar esse conceito em nossas vidas. Independentemente dos erros que cometemos, devemos seguir em frete sem desistir de fazer o correto.
Deixe um Comentário