Gyokko Ryū = Escola do Tigre de Diamante.
玉 Gyoku/Tama = Jóia, bola, esfera, pérola, diamante.
虎 Ko/Tora = Tigre.
流 Ryū = Estilo, escola, fluxo.
A junção de Gyoku + Ko por regra gramatical japonesa (連濁 Rendaku) é lida como Gyokko. Regra essa que se deve retirar a última letra (vogal) da primeira palavra e duplicar a primeira letra (consoante) da segunda palavra.
No Japão, o Tigre simboliza invencibilidade, poder. É um símbolo particularmente popular no Japão simbolizando também paixão, ferocidade, sensualidade, velocidade e beleza. O animal também é conhecido por sua crueldade e ira. De acordo com a tradição japonesa quando se vê um tigre no sonho, denota a vinda de um novo poder no seu caminho.
O símbolo do tigre foi usado para muitos propósitos diferentes na tradição japonesa. Por exemplo, como um símbolo para repelir o mal ou também representando as qualidades destrutivas do mal. Além disso, é determinado como um presente para os recém casados, como também, para crianças que alcançam a idade de puberdade.
Se acredita que as pessoas nascidas no ano do tigre são emotivas, sensíveis e amorosas. Ao mesmo tempo são consideradas teimosas e mesmo centradas.
Com isso, podemos interpretar o nome da escola Gyokko de várias maneiras:
O Tigre de Diamante, Tigre valioso, Tigre de pérola, Tigre adornado com jóias (representando seu valor), Jóia do Tigre ou Esfera do Tigre (representando seus olhos).
歴史 Rekishi (História)
Gyokko Ryū foi desenvolvida baseada no Kenpō chinês. Inicialmente era uma escola de Ninjutsu. As técnicas originais dessa Ryū foram levadas da China para o Japão, durante a dinastia Tang, por dois monges chineses: Chō Bushō e Yō Gyokko. Eles viajaram para Japão fugindo da China que estava em guerra, levando com eles os fundamentos desta escola. Existe uma lenda que diz que Yō Gyokko conseguiu derrotar vários guerreiros enviados por um idoso de estranha aparência que queria Yō morto devido à reputação que este tinha como guerreiro. Utilizando o Kosshi Jutsu (ataque a centros nervosos por meio de golpe ou pressão com os dedos), Yō matou mais de 14 monges guerreiros e derrotou o idoso.
Uma das armas desta escola foi desenvolvida por Hachiryū Nyūdo para desviar os cortes, sendo aperfeiçoada depois por Tozawa Hakuunsai. A arma consiste numa combinação curiosa de adaga reta afiada nos dois lados, da qual sai uma lâmina em forma de gancho, afiada na parte curva interior e fixada no cabo por uma longa corda e na outra extremidade está fixado um grosso anel metálico. Esta arma é conhecida pelo nome de “Kyoketsu Shoge”, que significa “Correr livre no meio de montanhas e vales”. A corda foi gradualmente substituída por uma corrente e o anel por um peso de ferro, A lâmina em forma de gancho foi também substituída por uma Kama (foice) de diferentes tamanhos. Dando origem ao nascimento da Kusari Gama.
O sistema foi mantido vivo durante várias épocas pela família Suzuki. No século XVI passou para a família Sakagami, onde Sakagami Tarō Kunishige reorganizou e nomeou como Gyokko Ryū Shitō Jutsu. Sakagami Taro Kunishige foi Sōke desde 1532 até 1555. O seguinte Sōke foi Sakagami Kotarō Masahida, que morreu em combate, passando o título para Sougyoku Kan Ritsushi (também chamado Gyokkan Ritsushi). Ele renomeou a Ryū, como conhecemos atualmente, de Gyokko Ryū Kosshi Jutsu.
Mais tarde a Ryū passou para Momochi Sandayū, da família Momochi à família Toda até chegar a Toshitsugu Takamatsu. Foi devido as atividades das famílias Toda e Momochi na província de Iga que as escolas Kotō Ryū e Gyokko Ryū chegaram a formar parte da tradição local do Ninjutsu. É por isso que Togakure Ryū, que foi fundada dentro da Iga Ryū Ninjutsu utiliza o Taijutsu de Gyokko Ryū e Kotō Ryū.
Durante o século XVI, a Gyokko Ryū deu origem ao nascimento de várias escolas como a Gyokushin Ryū, Hon Tai Gyokushin Ryū, Izumo Ryū e Gikan Ryū. Todas elas fundadas por guerreiros que estudaram com Sogyokkan Ritsushi Sōke, em 1532.
Momochi Sandayū foi o primeiro membro da família Momochi que chegou ser Sōke da Gyokko Ryū e da Kotō Ryū. Ele é conhecido no Japão como um dos maiores Ninjas da história.
Oda Nobuo (filho do general Oda Nobunaga e inimigo das famílias Ninja) invadiu a província de Iga no dia 3 de novembro de 1581 com 46.000 homens que possuíam a maior coleção de mosquetes do Japão. Essa batalha ficou conhecida como “Tenshō Iga No Ran” (A rebelião de Iga na era Tenshō). As famílias Ninja e Samurai que residiam na zona só tinham um exército de 4.000 homens no total, muitos dos quais foram massacrados. Aqueles que sobreviveram fugiram para diferentes zonas do Japão, isto deu lugar à maior expansão da rede Ninja pelo Japão. Muito mais do que se tinha expandido antes.
As crônicas guerreiras da época dizem que Momochi lutou com bravura. É possível que tenha sido morto durante ou depois da batalha. Porém sabe-se que Sandayū possuía vários castelos: os castelos de Ryūgo, Hojiro e Yamato. Em cada um destes castelos é conhecido por ter tido uma pessoa diferente como proprietário, cada um com suas respetivas famílias. É possível que ele tenha fugido para um destes castelos assumindo uma identidade diferente até a sua morte. O seu túmulo foi localizado em 1960 nas colinas de Nabari, há 23km de Iga Ueno. Duas das suas casas ainda estão de pé, mas a terceira fortificação, conhecida como Takiguchi-Jo, situada nas colinas perto de Iga Ueno, foi destruída por Nobunaga.
Um dos descendentes de Sandayū recolheu todas as relíquias Ninja da família, incluindo os pergaminhos e as armas, e vendeu aos museus. Um dos últimos membros da família Toda foi Toshitsugu Takamatsu. Seu avô Toda Shinryūken Masamitsu, 26° Sōke, era descendente direto de Tozawa Hakuunsai. Enquanto treinava com seu avô, Takamatsu Sensei aprendeu que o mais importante era o Kihon Happō. Estas técnicas básicas são os alicerces do Ninjutsu moderno. São as técnicas básicas dos dois primeiros níveis de treino: Uke Gata e Torite Kihon Gata.
Características Técnicas
Toda Shinryūken Masamitsu ensinou a Takamatsu Sensei que o mais importante é o estudo do Kihon Happō, já que, segundo ele, essa é a base de todas as Artes Marciais. Isto significa que o Kihon Happō abrange quase todos os métodos efetivos em combate real como bloqueios, golpes de punhos, chutes, técnicas para quebrar ossos, projeções e luxações. As especialidades dessa Ryū incluem o Kosshi Jutsu (ataques contra músculos e pontos de pressão) e Shitō Jutsu (golpes utilizando os polegares e os dedos). Algo típico da Gyokko Ryū são os poderosos bloqueios com os antebraços e o Sabaki Gata, fazendo perder o equilíbrio do oponente.
Através do Gokui (ensinamentos secretos) essa Ryū ensina o Sanshin No Kata, que ajuda a desenvolver uma estrutura filosófica que permite ao praticante “estar em harmonia perante a presença do inimigo”, “nunca desafiante e sim com um sorriso nos lábios”, “nunca fazendo um gesto agressivo”.
Isto também desenvolve a tática da distância. Seus ensinamentos dizem: “Se a batalha é inevitável não deixe o atacante se aproximar” ou “se está decidido a se aproximar, derrube-o com técnicas contundentes”.
Outras estratégias incluíam Kurai Dori e Shinshin Shingan (desenvolver a mente e os olhos de Deus), Gyokko Ryū Kuden (ensinamentos transmitidos verbalmente), como Bushi Go Kokoro Wo Motte Totoshi No Nasu (O coração de um guerreiro é valioso e essencial) e Kuden Hissō Hō (A vitória se consegue por meio do Kyōhen No Jutsu).
Assim, vemos que os métodos de Gyokko Ryū estão baseados no Kosshi Jutsu (ataques as partes moles do corpo) e que a estratégia difere muito do Koppō Jutsu da escola Kotō Ryū, que concentra o seu ataque na estrutura óssea do corpo. Enquanto que em Kotō Ryū nos movemos por dentro e por fora para entrar em ângulos retos, em Gyokko Ryū nos movemos mais lateralmente ou ao redor do ataque para encontrar os pontos Kyūsho.
poder dos contra-ataques de Gyokko Ryū não é gerado só com os músculos, mas também de uma forma muito importante, com o quadril e a coluna vertebral. Isso nota-se muito, por exemplo, na maneira de bloquear, que é muito potente para quebrar o equilíbrio do oponente e logo entrar para atingir os pontos fracos do corpo.
Em Gyokko Ryū os movimentos são feitos quase sem Kamae. As técnicas são muito destrutivas, efetivas e contundentes. Trabalham-se muito os saltos, saltando e atacando ao mesmo tempo, mas mantendo a posição. Uma das armas corporais mais utilizadas nesta Ryū são os dedos e as unhas. Foi assim que esta escola recebeu antigamente o nome Shitō Jutsu, que significa “técnicas com os dedos” (pontas / articulações dos dedos), destacando-se o ataque mais comum desta escola: Shitō Ken ou Bōshi Ken (golpe com o dedo polegar), quase sempre dirigido aos músculos ou centros nervosos.
O uso dos polegares é muito importante em Gyokko Ryū e por isso encontra-se nos 3 principais Kamae: Ichimonji No Kamae, Hichō No Kamae e Jūmonji No Kamae. Outros Kamae característicos desta escola são: Shoshin No Kamae, Doko No Kamae, Shizen No Kamae, Hira Ichimonji No Kamae e Hanin No Kamae (ou Hane No Kamae).
No aspeto técnico, Gyokko Ryū e Kotō Ryū complementam-se na perfeição e juntas formam um completo sistema de combate que foi amplamente utilizado pelos Ninjas da época, pois juntos abrangem praticamente todas as variações possíveis em combate.
Principais ensinamentos:
- O coração do guerreiro é importante e formoso.
- Há que destruir o poder do adversário, porém não sua vida.
- Os vícios dissipam a efetividade.
- Não ensinar a outros sem a permissão do mestre.
傳系 DENKEI – LINHAGEM DE TRANSMISSÃO
… 姚玉虎 Yō Gyokko |
618 – 907 |
… 異匀 Ikai / 張武勝 Chō Bushō |
天喜 Tengi 1056 |
… 法玄坊鉄心 Hogenbo Tesshin |
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… 坂部天道 Sasabe Tendō |
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… 牙門道士 Gamon Dōshi |
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… 牙竜道士 Garyū Dōshi |
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… 八竜入道 Hachiryū Nyūdō |
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01. 戸沢白雲斎 Tozawa Hakūnsai |
保元 Hōgen 1156 – 1159 |
02. 戸沢庄助 Tozawa Shosuke |
応保 Ōhō 1161 – 1163 |
03. 鈴木三郎重義 Suzuki Saburō Shigeyoshi |
承安 Shōan/Jōan 1171 – 1175 |
04. 鈴木五兵衛光貞 Suzuki Gobei Mitsusada |
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05. 鈴木小二郎光久 Suzuki Kojirō Mitsuhisa |
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… 戸沢宗雲 Tozawa Soun Sho |
正応 Shōō 1288 – 1293 |
06. 戸沢入道源会 Tozawa Nyūdō Geneai |
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07. 八門兵雲 Yamon Hyoun |
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08. 加藤滝白雲 Kato Ryū Hakūn |
応永 Ōei 1394 – 1428 |
09. 坂上五郎勝重 Sakagami Gorō Katsushige |
天文 Tenbun/Tenmon 1532 – 1555 |
10. 坂上太郎国重 Sakagami Tarō Kunishige |
天文 Tenbun/Tenmon 1532 – 1555 |
11. 坂上小太郎源正秀 Sakagami Kotarō Masahide |
天文 Tenbun/Tenmon 1532 – 1555 |
12. 僧玉観律師 Sogyokkan Ritsushi |
天文 Tenbun/Tenmon 1532 – 1555 |
13. 戸田左京一心斎 Toda Sakyō Ishinsai |
天文 Tenbun/Tenmon 1532 – 1555 |
14. 百地三太夫 Momochi Sandayū I |
天文 Tenbun/Tenmon 1532 – 1555 |
15. 百地三太夫 二代 Momochi Sandayū II |
天正 Tenshō 1573 – 1592 |
16. 百地丹波泰光 Momochi Tanba Yasumitsu |
文禄 Bunroku 1592 – 1596 |
17. 百地太郎左衛門 Momochi Tarō Saemon |
元和 Genna 1615 – 1624 |
… 四代略 … 四代略 Yondai Ryaku… [4 Gerações Omitidas]* … |
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18. 戸田盛柳信綱 Toda Seiryū Nobutsuna |
寛永 Kanei 1624 – 1644 |
19. 戸田不動信近 Toda Fudō Nobuchika |
万治 Manji 1658 – 1661 |
20. 戸田観五郎信安 Toda Kangorō Nobuyasu |
天和 Tenna 1681 – 1684 |
21. 戸田英三郎信正 Toda Eisaburō Nobumasa |
宝永 Hōei 1704 – 1711 |
22. 戸田新兵衛正近 Toda Shinbei Masachika |
正徳 Shotoku 1711 – 1716 |
23. 戸田新五郎正良 Toda Shingorō Masayoshi |
元文 Genbun 1736 – 1741 |
24. 戸田大五郎近秀 Toda Daigorō Chikahide |
明和 Meiwa 1764 – 1772 |
25. 戸田大三郎近繁 Toda Daisaburō Chikashige |
文化 Bunka 1804 – 1818 |
26. 戸田真竜軒正光 Toda Shinryūken Masamitsu |
文政 Bunsei 1824 – 1909 |
27. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu Toshitsugu Uoh |
明治 Meiji 1887 – 1972 |
28. 初見良昭 Hatsumi Masaaki |
1972 – … |
29. 石塚哲司 Ishizuka Tetsuji |
2019 – … |
* Não se sabe por que houve um salto tão grande entre 1394 e 1532, enquanto não havia tantos mestres entre 1532 e 1624. Pode ser possível que as quatro gerações omitidas estiveram realmente ativas entre 1394 e 1532.