KEIKOGI: ROUPA DE TREINO
Muitas pessoas já ouviram falar em Kimono [着物] e, de fato, é bem comum vermos as pessoas (inclusive alguns instrutores) referir-se ao uniforme das mais diversas Artes Marciais por tal termo que se popularizou. Contudo, não se usa Kimono [着物] nem no Judō, Jiu-Jitsu, nem em nenhuma Arte Marcial, seja ela de origem japonesa ou não.
- Ki [着] – Vestir, usar (roupa);
- Mono [物] – Coisa, objeto.
Kimono (着物) é uma vestimenta tradicional japonesa, usada por mulheres, homens e crianças. A palavra “Kimono” significa “coisa para usar” (Ki = “usar” e Mono = “coisa”). Portanto, é a roupa de uso diário no Japão, assim não é correto nomear a roupa de treino de qualquer Arte Marcial como Kimono.
É certo que os Samurais utilizavam uma vestimenta que lembra o Kimono por baixo de suas armaduras chamadas de Ō–Yoroi (“Grande Armadura”, 大鎧). Tal roupa era formada pela Shitagi [下着], a parte de cima, que era amarrada com o Obi [帯], o cinto ou faixa, e a parte de baixo que compreendia a Hakama [袴], uma saia-calça, tradicionalmente usada por homens. Atualmente é usada por praticantes de algumas Artes Marciais como o Aikidō e o Kendō.
Desta forma, é correto chamar o uniforme ou roupa de treino das Artes Marciais de origem japonesa de Keikogi (稽古着 ou 稽古衣, Keikogui) que significa “uniforme de treinamento” (Keiko = treinamento, prática; Gi = roupa). Sendo um uniforme para prática de Artes Marciais, não consiste de Kimono, mas sim, de uma vestimenta específica para cada modalidade. A palavra “Keikogi” é erroneamente substituída somente por “Gi“, essa substituição é errada por que “Gi” não apresenta o mesmo significado. Uma substituição correta seria “Dōgi“ que significa “o uniforme usado no caminho” da Arte Marcial de sua escolha pois se você colocar o nome da Arte Marcial no lugar de “Dō“, você obtém exatamente o significado de Dōgi (Judō-Gi, Karatê-Gi).
- Aikidōgi (合気道着 ou 合気道衣, de Aikidō) normalmente usa-se uma Hakamá.
- Judogi (柔道着 ou 衣, de Judō)
- Jujutsugi (柔術着 ou 柔術衣, de Ju-Jutsu)
- Jiujitsugi (柔術着 ou 柔術衣, de Brazilian Jiu-Jitsu)
- Karategi (空手着 ou 空手衣, de Karatê)
- Kendōgi (剣道着 ou 剣道衣, de Kendō), normalmente usa-se uma Hakamá.
Assim, para as Artes Marciais específicas existem roupas específicas, ou seja, praticantes praticantes de Judō [柔道] usam Judōgi [柔道衣], os de Brazilian Jiu-Jitsu usam Jiujitsugi [柔術着], etc… Gi [衣] – neste caso significa “roupa”.
De uma forma geral e abrangente podemos chamar o uniforme de Keikogi [稽古衣] ou Dōgi [道衣].
A expressão Keikogi [稽古衣] sendo:
- Keiko [稽古] – Prática, treino;
- Gi [衣] – Roupa.
A expressão Dōgi [道衣] ou Dōgi [動衣], dependendo do Kanji [漢字] utilizado, pode ser traduzido de duas maneiras diferentes:
- Dōgi [道衣] – Roupa do caminho, da via;
- Dōgi [動衣] – Roupa de movimento, roupa de treino.
O Keikogi ou Dōgi divide-se, de uma forma geral, em três partes:
- Uwagi [上着] – Parte de cima, casaco;
- Shitabaki [下履] – Parte de baixo, calças;
- Obi [帯] – Cinto, faixa.
Outras partes que compõe o uniforme para o treino são a Eri [襟] = gola, Naka-Eri = Meio da gola, Oku-Eri = Fundo da gola, Ushi-Eri = Atrás da gola, Sode [袖] = manga, Sodeguchi = abertura da manga, Shita = parte de baixo do Uwagi, Himō = Fio (Shitabaki); ainda há a Zori = Sandálias de palha e a Geta = Sandálias de madeira (deve-se usá-las ao sair do Dōjō a fim de não entrar no Tatame com os pés sujos).
Sabe-se que a partir de 1.886, os Yûdansha [有段者] (“Aquele que tem nível e grau”) começaram a usar “cintas” pretas com Kimono [着物], pois nesta época ainda não existia o Keikogi [稽古衣] ou Judōgi [柔道衣]. Foi em 1.915 que o Keikogi ou Judōgi branco tradicional foi introduzido por Jigorō Kano em seu Dōjō; em seguida, o Keikogi passou a ser usado pelas outras Artes Marciais.
O Keikogi branco, imaculado, representa a nossa mente que deve estar limpa, pura. O branco reflete todas as cores. Essa cor indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar a purificação e transformação, diante do infinito. É a cor síntese do arco-íris, associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição. Assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.
Entre os Samurais, o branco era um símbolo de pureza e morte. Os Samurais utilizavam o branco sob a armadura para demonstrar que estavam dispostos a morrer no campo de batalha.
Em competições e demonstrações de algumas Artes Marciais, os lutadores podem usar uniformes diferentes, de cor azul, vermelho ou preto, apenas com a finalidade de se diferenciar mais facilmente os movimentos de quem aplica (Tori) e de quem recebe (Uke) a técnica; em alguns casos, utiliza-se uma faixa de cor diferenciada da dos competidores, quando ambos estão com um Keikogi de mesma cor.
A Faixa corresponde ao nosso caráter (ela nos envolve de responsabilidade); o nó é o nosso respeito, nosso compromisso (por isto, nunca devemos desamarrar nossas faixas em frente aos mestres).
Leave A Comment