虚実 KYOJITSU
虚実 Kyojitsu pode ser traduzido como “Falsa Verdade” ou “Falsidade”.
É um termo muito utilizado para descrever uma finta, para causar no adversário a impressão de que vai fazer uma coisa e por fim fazer outra, ou seja, enganar o adversário, porém quem acha que Kyojitsu é somente esse ato de enganação em um combate, está enganado, Kyojitsu é muito mais abrangente.
Por exemplo: Se uma pessoa é falsa com outra, é Kyojitsu.
Kyojitsu não é somente usado contra outra pessoa, você também pode usar contra si mesmo, como cair na própria armadilha. Uma pessoa que tem uma falsa perspectiva da realidade vive em seu próprio Kyojitsu.
Um peixe que veste a barbatana de um tubarão para enganar o adversário sem perder a consciência de que é um peixe, ele usa o Kyojitsu como um método de obter vantagem, ele está preparado para agir caso percebam que ele é um peixe. Um peixe que veste a barbatana de um tubarão e passa a acreditar que ele é realmente um tubarão, facilmente ele se torna uma presa fácil entre os tubarões.
Muitas pessoas são como peixes que acreditam ser tubarões, por conta disso fracassam facilmente em comparação as pessoas que passam a imagem de serem tubarões para ocultar sua ação de peixe e assim obter sucesso.
Devemos ter consciência de quem somos para usarmos o Kyojitsu com sabedoria e ao nosso favor, caso contrário, nos perdemos dentro do nosso próprio Kyojitsu.
Assim como na vida, em toda Arte Marcial há esses dois tipos de pessoas, mas acrescento que há também um terceiro tipo de pessoa, que é aquela que tem a consciência de seu próprio Kyojitsu e prefere viver dentro dele. Esse tipo de pessoa não se mistura com pessoas habilidosas, pois ela sabe que se fizer isso, ela será como um peixe disfarçado de tubarão entrando no ambiente dos tubarões e assim será facilmente devorada. Essas pessoas preferem ficar cercadas de pessoas com menos habilidades e conhecimento que ela, então ela será como um peixe disfarçado de tubarão em um ambiente com um monte de peixes filhotes.
Quando treinamos e estudamos com constância, empenho e dedicação, nos tornamos tubarões e usamos o Kyojitsu para atrair os peixes e devorá-los.
Qual tipo de pessoa você deseja ser?
—
Galleni Junior
Brasil parece uma terra de pessoas em kyojitsu…